Veja

Educação Ambiental do Programa Arboretum recebe alunos da Pestalozzi

10/07/2023 - 17h28Por: SulBahianews/Michele Ribeiro

Na segunda-feira, 26 de junho, a Base do Programa Arboretum foi palco para muita diversão em forma de conhecimento. Foi uma experiência marcante tanto para os profissionais de Educação Ambiental do Programa Arboretum, quanto para os alunos e assistidos da Associação Pestalozzi de Teixeira de Freitas.

Os visitantes da Associação Pestalozzi chegaram em dois grupos, sendo um pela manhã e outro pela tarde. Cada um dos grupos foi novamente dividido para melhor aproveitar as experiências propostas pela equipe da Educação Ambiental. E assim, os alunos e assistidos puderam visitar o laboratório, o viveiro, o jardim sensitivo, a trilha educativa e ter acesso a muita informação.

Curiosos e interessados, eles fizeram muitas perguntas. A pertinência dos assuntos levantados por eles e a educação do grupo chamou a atenção dos profissionais do Arboretum: “eles são tão interessados, inteligentes, carinhosos e educados que nossos corações transbordam de gratidão pela oportunidade de tê-los aqui”, mencionou a educadora ambiental Moane. “Quero voltar mais vezes”, diziam os visitantes, reafirmando a satisfação do grupo.

Semeando a Floresta na Gente

A Educação Ambiental do Programa Arboretum tem o propósito ambientar estudantes de escolas públicas e privadas em ações de conservação e restauração de florestas, com o objetivo de promover a consciência ambiental e de harmonia entre humanos e a natureza.

O Programa de Educação Ambiental “Semeando a Floresta da Gente” recebe diferentes turmas semanalmente. As crianças são recepcionadas por monitores qualificados e a todo momento são acompanhados e direcionados para Espaços dinâmicos.

Durante a trilha, os estudantes adentram a floresta a fim de conhecer e conferir valor e conhecimento. Durante a trilha pedagógica há contação de história e paradas para roda de conversas sobre a mata e a natureza; identificação das espécies arbóreas existente nesse espaço, para ouvir os sons da floresta, observar as relações ecológicas que são estabelecidas nesse ecossistema, plantas, pequenos animais (formigas, aves, entre outros), líquens e fungos, a trilha também conta com réplicas de espécies de animais que encantam as crianças.

Cheiros, toques e sons

Outro espaço de destaque é o jardim sensitivo. Trata-se de um espaço destinado a diversos públicos e objetiva a utilização dos sentidos além da visão. Nesta etapa da visistação, os alunos com olhos vendados irão descobrir como os sentidos influenciam nossa percepção, por meio da identificação das plantas através do cheiro, tato, audição…

Além dessas atividades, há visitas pelos espaços da Base como o herbário, laboratório, viveiro e complementação com oficinas de desenhos.

Todas as visitas são gratuitas e precisam ser previamente agendadas com os profissionais do Programa Arboretum.


Deixe seu comentário