de freitas
Dois anos sem o Padre Apparecido; relembre sua história

No dia 16 de agosto completou dois anos sem o ex-prefeito Padre Apparecido Staut, que faleceu aos 80 anos.
O ex-prefeito morreu no hospital na grande Vitória/ES, onde estava internado, ele necessitava de uma cirurgia para um reparo de água excessiva no intestino e alguns órgãos teriam parado de funcionar. Os médicos chegaram a desenganá-lo, enquanto permanecia em estado de coma.

O corpo de Apparecido foi trazido para Teixeira, velado na Paróquia São José Operário, onde congregou durante os seus últimos 25 anos, e enterrado no cemitério municipal Jardim da Saudade, ao lado da mãe.
Apparecido Rodrigues Staut nasceu no dia 20 de junho de 1936, em Quatiguá/Paraná, e nesta cidade concluiu o primário e ensino médio. Formado em filosofia pela Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Teologia pela Universidade de Fribourg, na Suíça, Apparecido foi ordenado padre no dia 15 de agosto de 1964.
Já padre, ele foi transferido para Itália e morou por três anos em Roma, onde concluiu uma especialização em Ciências Sociais e Políticas pela Universidade de São Tomás de Aquino.
Apparecido era fluente em seis idiomas: francês, alemão, espanhol, italiano, e foi professor de latim e grego. Anos mais tarde, retornou ao Brasil e exerceu importantes cargos, dirigindo entidades de destaques na Igreja Católica dos estados do Paraná, Acre e Amazonas.

Padre Apparecido chegou em Teixeira no ano de 1991, onde assumiu a função de reitor, logo em seguida, recebeu a missão de ser o primeiro pároco da Paróquia São José Operário, onde permaneceu por 25 anos.
Nesta época, o padre desenvolveu um intenso trabalho para a construção dos prédios da sede da Paróquia, construção de um Centro comunitário no bairro Castelinho, construção de casas populares para família carentes, e o programa de alimentação para 700 crianças diariamente.

Em 1999, foi outorgado pelo Papa João Paulo II, com o título de Monsenhor, que é um título eclesiástico de honra conferido pelo Papa a sacerdotes da Igreja Católica por serviços prestados à Igreja ou pelo exercício de funções eclesiásticas de governo ou de diplomacia. Com mérito recebeu da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas o título de Cidadão Honorário. Nos anos de 1998 e 1999 se tornou secretário municipal de Assistência Social no governo do médico Wagner Mendonça.
Apparecido também foi suplente de deputado, chegou a perder as eleições municipais em 2000, com 14.506 votos. Em 2004 foi eleito o prefeito de Teixeira de Freitas, e permaneceu no cargo até 2012.

Além de ser um homem de muita fé, o Padre era bastante respeitado no Extremo Sul.
No dia de sua morte, em homenagem aos seus feitos na cidade como gestor e agente social, o ex-prefeito dr. João Bosco Bittencourt declarou luto oficial por três dias e também determinou a suspensão das atividades de sua campanha eleitoral por 48 horas