Investigação

Decisão da Justiça sobre afastamento de diretoria do presídio de Eunápolis cita ‘visitas frequentes’ de Uldurico Júnior

21/12/2024 - 17h03Por: Com informações do Bahia Notícias e A Gazeta Bahia

Uma decisão judicial proferida pelo juiz Otaviano Andrade de Souza Sobrinho determinou, no início desta semana, o afastamento imediato da diretora Joneuma Silva Neres, do diretor-adjunto e do coordenador de segurança do Conjunto Penal de Eunápolis. Os três já haviam sido afastados previamente pela Secretaria de Administração Penitenciária da Bahia, um dia após a fuga de 16 presos da unidade.

Trecho da decisão obtida pelo Bahia Notícias | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

Na decisão, o magistrado apontou diversas irregularidades na gestão do presídio, incluindo a atuação de uma organização criminosa no local, a possível facilitação da fuga por parte de alguns funcionários e a falta de medidas de segurança adequadas. O juiz também destacou que o grupo de fugitivos era liderado por Ednaldo Pereira Souza, conhecido como “Dada”, que possuía livre acesso a outras áreas do presídio e organizava a rotina dos detentos.

Trecho da decisão obtida pelo Bahia Notícias | Foto: Reprodução / Bahia Notícias

Um trecho da decisão também cita os nomes dos políticos Uldurico Júnior (MDB) e Alberto Cley Santos Lima (PSD). O documento menciona visitas frequentes dos políticos à unidade prisional sem justificativa aparente, levantando suspeitas sobre um possível esquema de corrupção.

Em entrevista à A Gazeta Bahia, Cley Lima afirmou que esteve no Conjunto Penal apenas uma única vez, em março de 2024, e que, em 30 anos vivendo em Eunápolis, nunca teve seu nome associado a práticas ilícitas. A reportagem também tentou contato com Uldurico Júnior, mas não obteve retorno.

A policial penal Joneuma Silva Neres disse após a decisão, que havia feito inúmeras solicitações urgentes para melhorar a segurança do presídio, mas não teve suas reivindicações atendidas.

Joneuma apresentou documentos oficiais enviados ao superintendente de Gestão Prisional, Luciano Teixeira Viana, e prints de conversas entre os dois. Dentre as demandas, estavam a construção de um muro ao redor do Conjunto Penal, o aumento do efetivo policial e a capacitação dos funcionários.