De streaming a aplicativos de delivery: o impacto das assinaturas na rotina dos baianos
Podemos perceber diversas alterações, principalmente, nos os hábitos culturais e econômicos na Bahia quando começamos a avaliar o aumento na quantidade de streaming e aplicativos de delivery. É sobre este assunto que queremos abordar neste texto.
Os hábitos de consumo de diversos tipos de serviços têm tido alterações em diversos locais do Brasil. Por esta razão, na Bahia não tem sido diferente. Com isso, acabamos ficando muito tempo na tela, podendo trazer muitas consequências para a nossa vida.
Afinal de contas, se podemos escolher o que assistir, devido a quantidade de serviços de streaming, e pedir comida em casa através de aplicativos de delivery, por que iremos sair de casa, não é mesmo?
Segundo um estudo da ExpressVPN, quase metade das pessoas têm sofrido fadiga devido à quantidade de assinaturas. Quer mais sobre este assunto? Fique ligado no texto.
A influência da tecnologia no lazer e nas relações sociais
Se por um lado os serviços de streaming proporcionam uma diversidade imensa de opções de entretenimento, por outro, podem acabar limitando as interações sociais presenciais.
A facilidade de assistir a um filme ou série em casa reduz a necessidade de sair para o cinema, um hábito que antes envolvia encontros com amigos ou familiares.
Na Bahia, onde eventos culturais como festas populares e apresentações musicais são parte essencial da vida social, o excesso de tempo gasto na frente de uma tela pode impactar negativamente a vivência dessas tradições.
Além disso, o uso de aplicativos de delivery altera até mesmo a forma como nos relacionamos com a culinária local.
Pedir uma refeição de um restaurante tradicional baiano é prático, mas pode significar menos visitas a mercados, feiras ou mesmo restaurantes, locais que não só oferecem comida, mas também experiências culturais enriquecedoras.
A quantidade de assinaturas pode mudar a rotina de quem vive na Bahia: o que fazer?
Fadiga e Bahia não combinam, concorda? Com lindas praias e diversos locais para visitar, os baianos são os que mais aproveitam a beleza do seu estado.
De acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esta população está entre a que menos tem serviços de streaming e dispositivos inteligentes como, por exemplo, a Alexa.
Mesmo assim existem pessoas que se sentem cansadas por terem que administrar tanta assinatura todo mês. Uma coisa que veio para ajudar no dia a dia, tem se tornado um fardo.
Por esta razão, um estudo listou como conseguir administrar todas as assinaturas deixando a fadiga de lado. Anote aí!
1 – Tente consolidar todas as suas assinaturas
A primeira dica do estudo é que você simplifique aquilo que está te deixando cansado. Um grande exemplo é, se você tem diversas opções de aplicativos de streaming que oferecem séries e filmes, que tal diminuir um pouco a quantidade para facilitar na administração?
Faça uma avaliação dos serviços que você mais tem utilizado e aqueles que você pouco usa, tente fazer o cancelamento.
2 – Qualidade é melhor do que quantidade
Do que adianta ter um monte de aplicativos de delivery se apenas um tem o restaurante que você gosta, não é mesmo? Então, quando colocamos em prática a qualidade e não quantidade, podemos ter uma vida mais tranquila. Afinal de contas, quando você for pedir comida, por exemplo, não precisará fazer busca em diversas plataformas, gastando muito tempo.
3 – Deixe lembretes de renovação
Mais uma dica publicada no estudo é que devemos deixar um lembrete como forma de ficar tempo quando o pagamento da assinatura será renovado.
26% dos entrevistados pela pesquisa, utilizam este recurso para ajudar no gerenciamento das suas assinaturas. O próprio aplicativo do calendário do seu smartphone pode auxiliar com a notificação. Só não esqueça de deixar o aviso alguns dias antes, isso pode facilitar, principalmente, se você quiser fazer o cancelamento do serviço.
4 – Faça avaliação dos valores de cada assinatura
A avaliação dos valores de cada assinatura deve ser feita de tempos em tempos, já que elas costumam mudar de valor a cada ano. Mesmo que nem o aumento de preços dos streamings, por exemplo, tenha feito o brasileiro deixar as suas assinaturas de lado, a sua reflexão sobre as suas finanças é essencial para a sua saúde financeira.
Uma coisa importante a ser avaliada é se a plataforma de streaming ou de entrega delivery deixa todas as informações transparentes quando o assunto é preço das assinaturas. Se você não se sentir seguro, esta pode ser uma boa justificativa para fazer o cancelamento.
A comodidade oferecida por estas assinaturas e possibilidade de personalização de cada serviço são benefícios claros, mas é essencial que as transformações também considerem questões, principalmente, quanto podem causar impactos na sua saúde.
A Bahia, com a sua rica diversidade cultural e sua forte tradição gastronômica, tem tudo para continuar a se beneficiar de maneira criativa e inovadora com esta revolução digital, porém, precisamos sempre manter o equilíbrio para vivermos uma vida mais tranquila e saudável. Boa sorte!