De quem é a culpa? Suspensão de atendimentos na 24ª Ciretran causa tumulto e polícia é acionada
O caso aconteceu na última quinta-feira, 14 de novembro, na sede da 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), no município de Teixeira de Freitas. A suspensão dos serviços no setor de veículos do órgão, acabou gerando uma insatisfação generalizada entre os usuários e a Polícia Militar precisou ser acionada para conter os ânimos.
De acordo com informações apuradas pelo Sulbahianews, a suspensão dos serviços no setor de veículos da 24ª Ciretran ocorreu devido à ausência de um servidor responsável pela bateria de caixa, que precisou se afastar por motivo de falecimento na família.
Procurado pelo Sulbahianews nesta segunda-feira, 18, o coordenador da Ciretran, Gesiel Ferreira, que estava ausente no dia do ocorrido informou que o coordenador do setor de Renava, Marcílio Goulart, que pode assumir suas funções em caso de ausência, teria tomado a decisão de suspender os atendimentos.
Entretanto, esta versão foi contestada por Marcílio, que afirmou que a decisão de suspender os serviços partiu de Gesiel Ferreira, mesmo estando o coordenador fora da unidade na data do ocorrido. Marcílio contou que Gesiel, por telefone, autorizou a paralisação do atendimento, o que gerou um ambiente de confusão e frustração entre os usuários que estavam no local.
Outro ponto de divergência entre as versões de Gesiel e Marcílio diz respeito ao número de servidores disponíveis no órgão.
Marcílio Goulart ressalta que apesar do desligamento de nove servidores nos últimos meses, havia dois atendentes na “bateria de caixa”, setor responsável pelo recebimento das taxas e demais pagamentos. Contudo, devido à escassez de servidores, Gesiel autorizou a transferência de um dos atendentes para o SAC, agravando ainda mais a situação no setor de veículos.
Marcílio destaca ainda, que com o quadro de funcionários reduzido, a qualidade do atendimento tem sido prejudicada, e muitos usuários acabam saindo frustrados, após perderem o dia tentando resolver suas pendências.
Marcílio comenta ainda que Gesiel havia prometido resolver a falta de servidores, mas, até o momento, nenhuma medida concreta foi tomada para suprir essa carência. A redução do número de servidores e a sobrecarga nos setores têm gerado uma pressão crescente sobre os funcionários restantes, o que, por vezes, leva a situações de insatisfação tanto por parte dos usuários quanto dos próprios servidores.
Por outro lado, o coordenador Gesiel Ferreira garantiu que, mesmo com a redução de servidores, a Ciretran tem conseguido manter um atendimento de qualidade à população, especialmente com a redução de serviços que agora são direcionados para despachantes.
Gesiel afirmou que quando assumiu a coordenadoria, se deparou com diversos servidores em situação irregular. Explicando que a demora na contratação de novos funcionários, está ligada a mudanças nas políticas de contratação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Segundo ele, o órgão passou a adotar uma política mais rigorosa de contratação, com o servidor cedido pela prefeitura, só podendo ser admitido através de um convênio com um servidor nomeado. Esse convênio tem validade de um ano e é feito diretamente em Salvador.
Ainda segundo Gesiel, o concurso público para a contratação de novos servidores (Reda) venceu no final deste ano, o que impossibilitou a convocação de novos funcionários. Além disso, ele destacou a transição política do ano, que também impactou a estrutura do órgão. No entanto, ele garantiu que a situação será resolvida com a retomada do convênio, que está prevista para este ano.
O coordenador geral também afirmou que, se houver algum caso de mau atendimento por parte de um servidor, trata-se de um desvio de conduta. Gesiel revelou que a situação desta quinta-feira, 14, foi levada ao conhecimento da sede do Detran, em Salvador, que, segundo ele, tomará as providências necessárias.
O caso desta quinta-feira, acabou expondo uma série de problemas estruturais e administrativos que vêm afetando a qualidade dos serviços prestados à população. O episódio reforça a necessidade urgente de melhorias no atendimento ao público e nas relações internas, a fim de evitar novos conflitos e garantir um serviço de qualidade à população de Teixeira de Freitas e região.