Especial

Conheça Cumuruxatiba, praia de tirar o fôlego ideal para curtir o fim de semana

04/11/2023 - 10h50Por: Sulbahianaews/Siara Oliveira

Cumuruxatiba, uma praia de tirar o fôlego por suas beleza natural, a 32 km de Prado, pertence a Reserva Extrativista Marinha do Corumbau. Além de ser uma das mais belas da Costa das Baleias.

Cumuruxatiba, na língua pataxó, quer dizer grande variação de marés. Ela surgiu como pequena vila de pescadores, com a extração de areia monazítica nos anos 60 e o reconhecimento geopolítico. A pequena vila tem 4.500 habitantes.

São praias rasas, de águas mornas e poucas ondas, devido a barreira de recifes. Algumas delas com rios refrescantes, arborizadas, quase todas desertas, possibilitando a paz e o sossego almejados.

A variada nuance da cor da água, entre o verde e o azul, encanta os olhos. Segundo alguns historiadores, a Praia do Rio do Peixe na área urbanizada e, pouco mais distante, as praias da Japara, da Ponta do Moreira, Imbassuaba, Calambrião e da Barra do Cahy, foram os primeiros locais do contato dos descobridores com o País.

Cumuruxatiba esta próxima dos Parques do Monte Pascoal e do Descobrimento, últimos redutos de mata atlântica no extremo sul da Bahia, e do Parque Marinho de Abrolhos.

Além das praias, entre os meses de julho a outubro, as águas mornas, calmas e rasas propiciam a visita das baleias Jubarte, que migram da Antártica para a costa do Extremo Sul da Bahia a fim de reproduzir.

Em Cumuruxatiba elas estão próximas da costa permitindo que se faça uma visita em seu ambiente natural, com apenas 50 minutos de navegação.

Também é um ponto turístico com passeio de barco até a ponta de Corumbau, tendo a oportunidade de reviver a história do descobrimento do Brasil, avistando o Monte Pascoal do meio do mar assim como fez o Cabral em 1500, com parada nos Recifes do Pataxó para mergulho.

Nesse recife de águas mornas terão a oportunidade de observar uma grande diversidade de peixes, corais, crustáceos e esponjas.

Também é possível fazer caminhadas, cavalgadas e pedaladas podem ser um bom entretenimento para curtir e se entregar à natureza.

Galeria de fotos

ver todas (11)

Deixe seu comentário