Bahia

Costa das Baleias: região é a mais requisitada por turistas; conheça

17/11/2019 - 11h00Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Verão e praia nunca combinaram tanto. Nesta época do ano, a região da Costa das Baleias é uma atração para turista oriundos de diversos lugares que aproveitam as férias para explorar novos horizontes, novos lugares.

Situada no litoral do extremo sul do Estado da Bahia, a Costa das Baleias compreende os municípios de Prado, Alcobaça, Caravelas, Mucuri e Nova Viçosa.

Mas por trás de tanta beleza existe também uma bela história. No passado, essa região pertencia a Capitania de Porto Seguro e foi através dos seus rios que os entradistas penetraram para o sertão na busca de ouro, prata e pedras preciosas. Nas desembocaduras desses rios, os pioneiros ergueram povoados e vilas, testemunhos iniciais da colonização.

Nos dias atuais, a região é a mais requisitada por turistas. Os visitantes podem observar os traços deixados pela ocupação colonial na arquitetura solene das igrejas de Caravelas, no desenho urbano das cidades, nos sobrados com fachadas revestidas de azulejos vindos do Reino e nos nomes, portugueses de vilas e cidades.

A Costa das Baleias possui uma diversidade de atrativos abrangentes, praias para prática de esportes náuticos, rios de águas limpas, manguezais, restingas e vegetação nativa, onde a natureza ainda se encontra preservada.

Esses fatos poucos são divulgados, isso faz com que chamem ainda mais a atenção dos turistas. Além disso, a região também é rica por sua culinária típica, artesanato e suas tradições.

Uma das características mais marcantes da Costa das Baleias é o arquipélago de Abrolhos, refúgio e berçário das Baleias Jubarte. Os recifes de corais sob as águas rasas e azuis são reconhecidos de todo o Atlântico Sul.

Em 1983, as cinco ilhas de origem vulcânica e o recife das Timbebas foram legalmente protegidos com a criação do Parque Nacional Marinho de Abrolhos, que recebe atualmente milhares de visitantes atraídos pela beleza de sua paisagem oceânica.


Deixe seu comentário