Solidariedade

Conheça um pouco da história da Associação Levanta-te em Teixeira de Freitas

08/07/2023 - 09h27Por: SulBahiaNews

Há quase 17 anos o Levanta-te desenvolve um trabalho importantíssimo em Teixeira de Freitas, acolhendo e tratando jovens e adultos do sexo masculino, maiores de 18 anos, em situação de uso abusivo de álcool e drogas.
Fundada em 6 de novembro de 2006, a Associação Educacional e Assistencial Levanta-te é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter educacional, assistencial, beneficente e cultural, sem cunho político ou partidário, onde os acolhidos ficam por prazo indeterminado, com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar e realizando atividades programadas – um conjunto de ações que já levantou das drogas e do álcool centenas de homens.


Com sede na fazenda Bela Vista — Córrego Águas Claras, na zona rural de Teixeira de Freitas, a Levanta-te tem capacidade de atendimento a 36 residentes e, hoje, atende cerca de 15 residentes com idade acima de 18 anos.


“O levanta-te é uma instituição com sentido educativo que foi fundada em 2006 com suas atas de criação e educação e o estatuto. Em março de 2009 nós inauguramos nossas obras aqui, finalizando em 18 de julho de 2012, no próximo mês estaremos completando 12 anos de instituição e nesse período já atendemos quase 600 pessoas, pessoas que estavam à margem da sociedade, onde a família não as queriam, a sociedade não queria, nós acolhemos, devolvemos uma pessoa nova para a sociedade e mercado de trabalho, para suas famílias e recuperaram a dignidade. Esse é o trabalho do levanta-te, fazer com que as pessoas conquistem de novo seu lugar na sociedade”, disse Gilmar Rosa, vice-presidente e fundador da instituição.


Vera Aguiar, Psicóloga Clínica da instituição, conta sobre o processo de acolhimento: “Chegando aqui na instituição, esse residente é acolhido pela equipe técnica, que faz todo um encaminhamento e apresentação com os demais residentes. A dependência química e o uso de substâncias psicoativas é uma doença que é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde, então nós só damos encaminhamento a esse tratamento realizado aqui dentro que já se iniciou pela psiquiatria lá fora”.
“O tempo de durabilidade do tratamento para o dependente químico aqui é de 9 meses. A comunidade terapêutica é associada a sociedade terapêutica do Brasil, que é a FEBRAST, e isso é onde tem um rendimento que rege todo esse tratamento. Esse residente tem ciência que ele vai fazer um acompanhamento psicológico, psiquiátrico, temos acompanhamento de assistência social, que faz com que ele possa ser reinserido a comunidade e a família”, completa.


Bárbara Luanda, coordenadora do Levanta-te falou da rotina: “Existe uma rotina dentro da instituição, onde é feito as laborterapias, onde os residentes tem esse cuidado com a pocilga, com a horta e tudo isso é inserido na casa terapêutica. Então cada residente quando chega, tem a sua obrigação, tornando o espaço autossustentável”.


Um ex-residente, hoje, inserido na sociedade, vigilante patrimonial, Luiz Carlos da Silva, compartilhou sua experiência: “Eu, como já fui residente da instituição, passei por aqui em 2015, saindo em 2016 e, com a graça de Deus, eu pude concluir o meu tratamento completo e venho trazendo até hoje os aprendizados que tive dentro da casa, não só aprender a estar afastado de coisas ilícitas, mas também a como ser uma pessoa melhor.
O tempo que passei no Levanta-te foi uma escola, onde procuro colocar em prática o que aprendi aqui, não frequentando os mesmos lugares, pessoas, para poder continuar na sobriedade. Graças a Deus eu tenho perseverado, continuo na luta dia a dia e tem valido muito a pena. Agradeço muito a Deus, ao Levanta-te e às pessoas que estiveram e continuam do meu lado até hoje”.


A 12ª edição Levanta-te começa hoje! O evento, em prol da Associação Educacional e Assistencial Levanta-te, será nos dias 08 e 09 de julho, sábado e domingo, na Catedral São Pedro. Participe e ajude ao próximo.


Deixe seu comentário