da casa
Conheça a jogadora teixeirense que conquistou o vice-campeonato baiano de futebol
Esta 33ª edição do Campeonato Baiano de Futebol Feminino de 2021, organizado pela Federação Baiana de Futebol (FBF), teve início em 29 de agosto e terminou no último dia 16 de outubro, e revelou um destaque teixeirense no meio de campo.
Ingrid Ornella, de 27 anos, moradora do bairro Tancredo Neves, participou pela primeira vez da competição e trouxe para casa a taça de vice-campeã, conquistando uma vaga para a Série A3 do Campeonato Brasileiro Feminino de 2022 contra o Bahia, pelo time Doce Mel, de Jequié.
A camisa 8 contou para o SulBahiaNews que chegar à final contra o Bahia foi motivo de orgulho para toda a equipe. O Bahia se manteve invicto durante toda a competição, empatando apenas contra o Doce Mel. No jogo de ida da fase final, em Jequié, o Doce Mel venceu a equipe tricolor por 1×0, mas o Bahia acabou levando a taça no jogo de volta, em Pituaçu, vencendo por 4×0, confirmando o placar total em 4×1.
Ingrid relata que joga desde a infância, mas nunca tinha treinado em uma escolinha de base no futebol. Apenas com 17 anos, quando começou a estudar no CEMAS, em Teixeira, que teve a oportunidade de participar da sua primeira competição, durante os Jogos Estudantis da Rede Pública (JERP), projeto estruturante da rede estadual de ensino.
“Ali foi a primeira competição em que eu joguei, acabei sendo destaque nos jogos e nessa época a seleção de Teixeira estava selecionando atletas e eu fui convocada”, conta.
A atleta relembra que treinou muito para conseguir um espaço como titular da seleção teixeirense, mas que contou com a ajuda da professora Edna e o professor Manivaldo, na Escolinha Oriente. De competição em competição, o nome da teixeirense começou a ser reconhecido tanto na Bahia, quanto no Espírito Santo e Minas Gerais.
Após uma lesão no joelho, que se desdobrou em um período de mais de 6 anos, Ingrid realizou uma cirurgia na articulação, ficando mais dois anos fora dos campos. Foi então que Tinho, treinador do Doce Mel, teve a oportunidade de ver a performance da jogadora, em Itabuna, e a recrutou para o time neste ano de 2021.
Ingrid finaliza comentando que participar da competição foi um sonho realizado, e deixa uma palavra de motivação para os demais atletas teixeirenses.
“Se você tem um sonho, nunca desista, nunca deixe ninguém te desmotivar em nada. Obstáculo sempre vai ter mas só você é capaz de vencê-lo”.