Confira a agenda de concertos do VI Encontro de Cordas do ICED
Uau! Já chegou o dia da estreia. O VI Encontro de Cordas do ICED levará sua primeira apresentação para o palco na noite desta segunda-feira, 23. De segunda a sábado as apresentações serão diárias e gratuitas. O tema da edição é “Do Erudito à Sanfona” e o maestro Orley Silva, conhecido por surpreender a plateia com repertórios ecléticos e envolventes, diz que neste ano a mistura do popular com o erudito está ainda mais bonita e inusitada.
Confira os concertos deste grande Festival:
Hoje à noite, 23, a abertura será no Auditório do projeto Escolas Culturais, no Cetepes (antigo Colem), às 19h30 com a “Noite do Armorial” pela Orquestra do ICED. Na terça-feira, 24, ainda no Cetepes, a apresentação será “Do Erudito ao Popular”, com a Orquestra Santo Antônio, vinda de Conceição do Coité-BA, às 19h30. A quarta-feira será a noite de despedida do palco do Cetepes. A última apresentação por lá será com Orquestra e Convidados e promete levar um grande público por ser temática e levar ao público a “Noite da Sanfona”, às 19h30.
A partir de quinta-feira, 26, os shows serão no Auditório da IBM (Igreja Batista Memorial), na Urbis. A “Noite dos Solistas” abre os trabalhos com a Orquestra de Câmara do Encontro, às 19h30. A sexta-feira será dos “Grandes Compositores” com a Camerata do Encontro, às 19h30. O concerto de encerramento será o que mais terá músicos envolvidos. No sábado, 28, sobem ao palco a Orquestra Infantil e Orquestra da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia, em uma apresentação que começa um pouco mais cedo, a partir das 19 horas.
As apresentações são um ótimo programa para curtir em família, com amigos e mesmo sozinho. Noites culturais e divertidas ao alcance de todos e com entrada gratuita. Basta chegar cedo e garantir um bom lugar. “Nós esperamos a todos com muita música e muita alegria”, convida o maestro Orley Silva, coordenador artístico do ICED e idealizador do Encontro de Cordas. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.
Em Ibirapuã a receita que deu certo
O Ginásio de Esportes de Ibirapuã foi o cenário de uma noite alegre na sexta-feira, 20. Em comemoração ao aniversário de 56 anos de emancipação política do município, a abertura dos tradicionais Jogos da Amizade, na 18ª edição, teve muito mais do que esporte, teve arte. A abertura ficou por conta das crianças do projeto Educarte, com o professor Marcelo Calazans, na sequência, a Orquestra do ICED, sob a regência do maestro Orley Silva, arrebatou a plateia com uma apresentação que antecipou para os ibirapuenses o VI Encontro de Cordas do ICED, evento que em Teixeira de Freitas, começa nesta segunda-feira, 23.
Com uma apresentação calorosa e repertório que colocou a plateia para cantar, os meninos e meninas da Orquestra mais uma vez encantaram a todos: autoridades, desportistas, cidadãos que estavam apreciando. Todos! “É lindo demais”, disse uma senhora que apreciava o número da arquibancada. “É emocionante, exatamente como eu imaginei”, comentou o professor Ricardo Monfardini, que foi o responsável por interpretar, junto à orquestra, o hino municipal. Logo depois do pronunciamento da secretária de Educação, Edinice Leal Bonjardim, da entrada das bandeiras, tocha e delegações e hinos, os Jogos da Amizade foram declarados, oficialmente abertos.