Cavalo em situação grave de maus tratos é resgatado no Eixo Sul pela Polícia Civil e o Projeto Resgate

Na tarde desta terça-feira, 27 de dezembro, um cavalo foi encontrado abandonado e em situação de maus tratos no bairro Eixo Sul, em Teixeira de Freitas. Os moradores da localidade — que encontraram o animal — relataram que ele estava tão fraco que não tinha forças nem para levantar o pescoço para comer ou beber água.
Preocupados com o estado de saúde do cavalo, eles acionaram a Polícia Civil, que se dirigiu ao local e chamou a presidente do Projeto Resgate, Simara Rodrigues, e a Secretaria de Agricultura de Teixeira de Freitas para dar suporte no resgate do animal.
O cavalo foi avaliado por um veterinário parceiro do projeto e da polícia, que diagnosticou desidratação grave, muitos carrapatos e feridas pelo corpo. Foi necessário comprar com urgência medicamentos como soro fisiológico, anti-inflamatórios e vitaminas, para salvar a vida do animal. Após os primeiros cuidados, o cavalo começou a se alimentar e beber água novamente e está se recuperando lentamente.

O delegado titular da Polícia Civil, Dr. Marcos Ludovico, informou que o proprietário do animal será indiciado conforme a Lei de Proteção aos Animais, que prevê penas que vão de multa até prisão para aqueles que cometerem maus tratos a animais. A polícia também está investigando o caso para identificar o responsável.
Revoltado com a situação, Dr. Marcos Ludovico fez um apelo à população:
“Peço a quem puder nos ajudar a identificar essa pessoa, para podermos responsabilizá-lo pelo que ele fez com esse animal, bem como, evitar que ele possa fazer com outros animais que esteja sob a seu domínio, ou que venha estar. Esse é o tipo de maus tratos inadmissível aceitar que se faça, é uma animal, sim, é, mas é também é uma vida que depende de nós seres humanos, que infelizmente alguns deixam de ser referendados como tal, com ações como essa.”
O Projeto Resgate, cujo objetivo é promover o bem-estar dos animais e combater os maus tratos, informou que o cavalo será cuidado e tratado até se recuperar completamente, e que será encaminhado para um local seguro e adequado para sua convivência. O projeto também pediu a colaboração da população para denunciar qualquer tipo de maus tratos a animais, através do telefone (73) 3291-4090, ou 197 da Polícia Civil, veiculado à Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas; sua identidade e as informações serão mantidas em total sigilo.

Esse caso de maus tratos a um animal é apenas um exemplo da realidade triste que muitos animais enfrentam diariamente. É preciso conscientização e responsabilidade dos proprietários em relação ao cuidado e bem-estar dos seus animais, e também da população em denunciar qualquer tipo de maus tratos para que esses casos possam ser investigados e os responsáveis punidos conforme a lei.