Vídeo: Autoridades debatem em audiência pública à volta da ferrovia Bahia-Minas em Teixeira de Freitas
Autoridades mineiras e baianas estiveram reunidas na noite da última segunda-feira, 18 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas, em audiência pública para debater a volta da ferrovia Bahia-Minas ligando Araçuaí, em Minas Gerais, à Ponta de Areia, em Caravelas.
Inaugurada em 1881 com o propósito de alavancar a economia do Vale do Jequitinhonha ao extremo sul da Bahia, duas das regiões mais carentes do Brasil, os 578 quilômetros da rodovia ligavam os dois estados.
Após 55 anos da última viagem da Maria Fumaça, o deputado João Leite (PSDB), presidente da comissão pró ferrovias da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, faz renascer a esperança da volta da ferrovia. O projeto foi abraçado por deputados mineiros e pelo prefeito Silvio Ramalho (Caravelas) e pelo deputado baiano Robinho (PP) que veem na volta da estrada de ferro, crescimento da economia, geração de emprego e renda e preços mais baratos no transporte de mercadorias.
Gilson Coleta, prefeito de Nanuque, disse que a volta da ferrovia vai aquecer a economia do seu município e gerar empregos, “o dinheiro para a construção já foi garantido pelo governador Zema e sairá das indenizações da Vale e da Samarco”, disse o prefeito.
O deputado João Leite disse que a retomada da Bahia-Minas será fundamental para o desenvolvimento econômico do sul da Bahia, e do nordeste mineiro, além de baratear a cesta básica e o frete. João Leite explicou que o projeto terá um terminal de cargas em Teixeira de Freitas, em Nanuque, Teófilo Otoni e Araçuaí.
Para o deputado, a retomada da ferrovia é uma forma de pagamento do Brasil a esse povo querido que foi tão prejudicado, e a retomada da estrada de ferro representa tudo isso.
Para o deputado Robinho (PP), a volta da Bahia-Minas é uma realidade e já existe um fundo com dinheiro suficiente pra isso, que vem das indenizações da Vale, da Samarco e empresas mineradoras depositadas na conta do governo federal, sendo que esses recursos são obrigatoriamente para reformulação, manutenção e construção de ferrovias.
Ainda segundo o deputado, a volta da Bahia-Minas, além de exportar a produção mineral da região de Minas Gerais vai desafogar o porto de Vitória, usando o porto de Caravelas que está praticamente parado, isso traz oportunidade de exportação e para a região com a implantação de portos secos em Nanuque e Teixeira de Freitas, concluiu Robinho: “eu vejo isso não só como sonho, eu vejo isso como uma realidade bem próxima pra vida da nossa região”.
Outro defensor do projeto é o deputado Jean Freire, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais que vê na volta da Bahia-Minas o avanço no desenvolvimento regional e financeiro com a geração de emprego e renda: “é preciso que fique bem claro, não podemos vender ilusões, mas se é pra sonhar, que todos participem desse sonho” disse Jean Freire.
O deputado e ex-goleiro do Atlético Mineiro, João Leite (PSDB), presidente da comissão pró-ferrovias, falou que estava muito feliz em vir a Teixeira de Freitas cumprir um sonho que é envolver cada vez mais a sociedade civil e a imprensa neste projeto que não pertence a um partido, a um deputado ou apenas a um estado, mas pertence ao Brasil e nesse caso específico à Minas Gerais e a Bahia, estados irmãos que foram de alguma forma muito prejudicados anteriormente, “tiraram tudo da gente e nós ficamos calados, tendo um grande prejuízo para a população, especialmente do sul da Bahia e do nordeste de Minas Gerais e essa manifestação popular e da imprensa aqui em Teixeira de Freitas sem dúvida nos empurra para Salvador, para Brasília e para Belo Horizonte para buscar os recursos da retomada da Bahia-Minas que será fundamental para a retomada do desenvolvimento do sul da Bahia, do nordeste de mineiro”, concluiu o deputado.
Grande defensor da volta da ferrovia Bahia-Minas, o prefeito Silvio Ramalho disse que após essa audiência ficou comprovado que o projeto não é mais um sonho de Silvio Ramalho, é um projeto de todo nosso extremo sul e nordeste de Minas Gerais andando em passos largos, “eu tenho certeza que em breve nós teremos a conclusão desse projeto, mostrando a viabilidade econômica, a viabilidade da ferrovia, pra nós foi muito importante essa audiência com a presença dos deputados João Leite e Jean Freire, deputado Robinho e várias outras autoridades, isso é muito importante para o desenvolvimento do extremo sul e nós acreditamos que muito em breve teremos esse sonho realizado”, concluiu o prefeito de Caravelas.
“Precisamos somar forças para tirar este projeto do papel, a volta dessa ferrovia vai acelerar o crescimento dessa região e juntos possamos dar seguimento a esse movimento e sensibilizar as instâncias cabíveis para que essa chama acesa não fique contida apenas nessa audiência pública”, disse Sílvio.
Participaram do evento, o prefeito de Caravelas, Sílvio Ramalho, (anfitrião) os deputados João Leite, presidente da comissão pró-ferrovias, Jean Freire, vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, deputado Robinho, prefeito de Nanuque, Gilson Coleta, vice-prefeito de Araçuaí, Higino Pedro, Dr Argenildo Fernandes (juiz), vice-prefeito de Teixeira de Freitas, Yuri Fernandes, vice-prefeito de Caravelas, Dr. Adauto, presidente da Câmara de Caravelas, Gilminha, e vereadores de vários municípios de Minas Gerais e Bahia, e a sociedade em geral.