Confira

Arriscado e informal: saiba como é o trabalho dos motoboys em Teixeira

22/02/2021 - 16h17Por: SulbahiaNews/Débora Rezende

O trabalho dos motoboys é um dos mais arriscados no trânsito de Teixeira, isso porque o trabalhador fica mais exposto no tráfego de veículos e precisa lidar com o principal vilão dentro dessa atividade: a pressa.

Nesta segunda-feira, 22 de fevereiro, o Sulbahianews quis saber um pouco mais sobre o dia a dia dessa atividade e conversou com um profissional que atua com entregas em um restaurante de Teixeira de Freitas. Segundo ele, o ideal seria a melhoria das condições de trabalho,  trabalhar com um valor fixo por noite, além de refeição, “e deixassem a gente andar dentro do limite de velocidade. O cliente acha que a gente vai fazer as entregas de avião, ligam dando pressa, até mesmo os proprietários dos deliverys mandam a gente correr pra não esfriar o lanche”, desabafa.

O acidente fatal que vitimou o motoboy, Vandeilson Botelho, na última semana em Teixeira de Freitas, levantou várias discussões a respeito dos direitos desses profissionais.

A indefinição do papel do motoboy nessas relações de trabalho começou a incomodar ao perceberem que não têm o mínimo suporte para imprevistos, uma vez que a grande maioria não tem nenhum vínculo empregatício com a empresa.

Em caso de acidente, por exemplo, eles não recebem auxílio pelo seguro do INSS, não têm qualquer amparo legal. Não recolhem direitos como FGTS, férias e décimo terceiro.

“Se acontecer algum acidente, o prejuízo é arcado por nós mesmos, precisamos ficar parados em casa sem nenhuma ajuda.” destacou o entregador.

Teixeira de Freitas conta com aproximadamente 510 motoboys atuando diariamente no município, a grande maioria sem nenhuma espécie de respaldo para trabalhar, por se tratar de uma atividade considerada informal.

Por isso, muitos profissionais vêm optando por se tornarem Micro Empreendedores Individuais (MEI).

A iniciativa do Sebrae tem a vantagem de ser um dos processos mais simples e seguros e de menor custo. Ao optar em se tornar um MEI, o motoboy pode obter sua inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), além de poder emitir notas fiscais e contribuir para a aposentadoria, também poderá recolher todos os benefícios da previdência social, como pensão por morte, auxílio doença, aposentadoria, auxílio reclusão, além de obter mais facilidade para conseguir crédito e empréstimos bancários.


Deixe seu comentário