de freitas
Alunos da Escola Recreio recebem medalhas e certificados da Olimpíada de Astronomia 2018
Organizada pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB), a Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) conta com livre adesão das escolas. Este ano, os alunos da Escola Municipal Recreio participaram de maneira muito entusiasmada.
A premiação aconteceu no último 13 de dezembro, em uma celebração para pais, alunos e professores da Escola Municipal Recreio de Teixeira de Freitas. Durante o evento, alunos do primeiro ano receberam as medalhas e certificados da Olímpiada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA 2018).
Para a coordenadora de projetos da Secretaria de Educação do município, Karine Pessoa, essa é a 22ª edição da olimpíada e o objetivo, além de descobrir talentos já nos primeiros anos escolares, é também focar o interesse do aluno por essas áreas do conhecimento.
No início do ano letivo, a comissão organizadora da OBA repassa às escolas assuntos a serem abordados em sala de aula. O conteúdo varia de acordo com a série/nível a qual os estudantes estão matriculados. Após conhecerem os temas, os alunos fazem uma prova de 10 questões, sendo sete sobre astronomia e três sobre astronáutica. A prova é aplicada no mesmo dia em todo o país. Com base nos resultados a comissão organizadora confere medalhas e certificados de participação em nome dos alunos, educadores, diretores e da escola.
Segundo a diretora da escola, Cristiane Ferreira, o objetivo é fazer o aluno aprender um pouco sobre astronomia e astronáutica, sendo a olimpíada um pontapé inicial. Quatro crianças receberam a medalha e as demais participantes levaram para casa o certificado de conclusão.