Aluno tenta entrar com facas em escola municipal de Eunápolis
Duas facas do tipo peixeira foram localizadas com um aluno que tentava adentrar a escola Luiz Lázaro, no bairro Pequi, nesta quinta-feira, 20 de abril, em Eunápolis. Segundo a Guarda Civil Municipal (GCM), o adolescente portava as armas brancas de 15 e 20 polegadas na mochila escolar.
A dúvida até o momento entre professores e colegas é se o jovem teria como objetivo atacar outros alunos, ou teria levado as armas com intuito de se defender em caso de eventual ataque.
Após os recentes ataques a escolas, pais, alunos e professores passaram a viver rotina de medo. Professores relatam ver alunos chorando, pais indo buscar seus filhos antes do horário de encerramento das aulas e, ainda, algumas instituições não estão realizando atividades no pátio, outras suspenderam as aulas.
“O pânico generalizado demonstra o empoderamento desses meninos que ameaçam ou apenas fazem ‘molecagens’ para suspender aula pré-feriado. Sabemos que isso pode decorrer do aniversário do ataque em Columbine, EUA, em 1999 e neste mesmo dia é aniversário do Hitler”, diz Simone de Melo, pedagoga e pesquisadora do Grupo de estudos em Educação Moral (Gepem) da Unicamp.
“Vimos que não são tantos perfis que ameaçam, mas que o compartilhamento, curtidas fazem com que se amplifique dando uma ideia que são milhares de ameaças. Entendemos que as pessoas compartilham por medo, mas a melhor forma de combater é justamente não compartilhar, assim como, denunciar nos espaços específicos”, diz a pedagoga.