Teixeira
de freitas

A chegada de Timóteo a Teixeira na década de 60 e a transformação de um povoado

04/02/2020 - 16h04Por: Sulbahianews/Siara Oliveira

Durante o coquetel de premiação aos parceiros que contribuíram para o sucesso da Campanha de Natal do ano de 2019, promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), o prefeito Timóteo Brito relembrou a sua trajetória na cidade e dos amigos que conquistou logo que chegou ao então pequeno povoado e que hoje se tornaram empresários de sucesso na cidade.

Timóteo Alves de Brito mora nesta região há pelos 53 anos. Ele chegou ao pequeno povoado de Teixeira de Freitas, que na época era habitado por menos de mil pessoas, em janeiro de 1967 na companhia de sua esposa e juntos decidiram viver até o fim da vida nesse lugar.

Nos primeiros dias vivendo no povoado, ele encontrou um jovem balconista, ativo e muito sábio, que induzia o cliente comprar a sua mercadoria mesmo não precisando, hoje esse jovem empreendedor é um empresário e fazendeiro muito respeitado e conhecido na cidade, o Zé Carlos.

O prefeito também relembrou da trajetória de Sérgio Guimarães, que veio de Jeribá, em Minas Gerais, fronteira com o município de Itanhém, para crescer em Teixeira. Com o trabalho, o empresário cresceu junto ao pequeno povoado e depois de emancipado, alavancou nos negócios se tornando hoje, um dos principais nomes dos ramos de construção civil e imobiliário da região.

Filho de Urcicio Brito e Ermita Alves Brito, Timóteo construiu em Teixeira a sua vida pessoal, empresarial e política, fazendo parte da luta pela emancipação de Teixeira, que pertencia Alcobaça e Caravelas.

Timóteo foi eleito o primeiro prefeito e administrou o município entre os anos de 1985 e 1988, período em que realizou e ajudou na concretização de obras relevantes para o desenvolvimento local, dentre elas, o parque de exposições, a UNEB e a antiga Emarc (atual IF Baiano).

A marcante atuação resultou na sua eleição para o cargo de Deputado Estadual em 1990. Ao fim do mandato, o político retornou para Teixeira e foi eleito prefeito pela segunda vez e permaneceu no cargo entre os anos de 1992 e 1996.

Para Timóteo, Teixeira se tornou um grande polo produtivo e exportador. “Tudo que é feito na cidade tem credibilidade e dá retorno aos moradores. Nós temos o maior rebanho bovino da Bahia, somos o maior produtor de álcool do nosso estado, nós temos uma bacia leiteira muito forte, que é o Laticínio Davaca, estamos recebendo agora os Supermercados Carone, que será construído na antiga área do Detran, além de outras empresas de destaques que serão implantadas em nossa cidade em breve”.

Mesmo sem a faixa litorânea, Teixeira é porta de entrada do turismo do Nordeste, tendo pelo menos dez praias em um raio de 100 km, e um grande potencial para turismo, recebendo pessoas de diversos locais para as tradicionais festas que acontecem na cidade.

“Então podemos ver o potencial da cidade, estou caminhando para o meu último mandato, mas nunca deixei de ser parceiro da classe empresarial e um bom gestor para Teixeira. Acredito muito nas entidades, fui presidente de Sindicato, fui presidente de Cooperativas, e quando você fala no nome de uma entidade, ela pesa, ela tem respeito, você não está pedindo uma coisa em individual ou particular, você está pedindo em nome de uma classe”, destacou o prefeito.

De acordo com Timóteo, Teixeira deve passar por muitas melhorias ainda este ano, começando pela construção de uma ciclovia na Avenida das Nações, obra de asfaltamento nas proximidades da Universidade Federal, no bairro Wilson Brito, São Lourenço, Nova Teixeira, Redenção e Monte Castelo.

“Me lembro de uma frase de Pero Vaz de Caminha, quando ele desembarcou em Caravelas, ele pegou a terra, amassou e cheirou, e falou ‘aqui tudo se planta’, e essa é a história nossa, e eu tenho certeza que vocês plantaram a semente, e pode ter certeza que vocês vão colher até o último dia da vida de vocês, muito obrigado e um abraço a todos”, finalizou.


Deixe seu comentário