Teixeira
de freitas

A ausência de atividades físicas pode trazer complicações graves para o corpo; entenda

26/01/2021 - 15h55Por: Sulbahianews/Maxsuel Alves

O que é

sedentarismo é um estado onde há diminuição ou ausência total de atividade física. Pessoas de diferentes idades podem apresentar comportamento sedentário, fazendo com que o pouco gasto calórico impacte diretamente na saúde do corpo, aumentando o risco de desenvolver uma série de doenças.

Causas

Diferentes fatores podem contribuir para que uma pessoa se torne sedentária. Com o avanço da tecnologia e os novos hábitos geridos pela sociedade, é comum que muitas pessoas passem cada vez mais tempo

Também é possível que o sedentarismo ocorra de forma involuntária, sendo causado por acidentes ou complicações que exijam repouso total, impedindo que a pessoa faça qualquer tipo de atividade física.

Sedentarismo no Brasil

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, 40,3% da população brasileira acima dos 18 anos foi classificada como inativa, não praticando exercícios físicos ou se movimentando por menos de 150 minutos durante a semana – tempo recomendado pelos órgãos de saúde. O Brasil também aparece entre os cinco países mais sedentários do mundo de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Consequências e doenças

A ausência de movimento é capaz de impactar não só no funcionamento do corpo como também na saúde mental, já que os exercícios físicos aumentam os níveis de serotonina e dopamina, hormônios responsáveis por melhorar o humor.

De acordo com o Ministério da Saúde, o risco de morte aumenta em até 30% em pessoas sedentárias. Isso acontece porque muitas das doenças responsáveis pelas maiores causas de óbito no mundo, como a cardiopatia isquêmica, podem ocorrer como consequência do baixo número de atividades físicas praticadas.

Como evitar o sedentarismo

Segundo o fisioterapeuta Fernando Zikan, a atividade física deve estar associada a fatores motivacionais, pois eles são os principais elementos que despertam energia para iniciar e manter a prática de exercícios. “Cada indivíduo terá seus fatores pessoais, sejam eles de ordem física ou mental, e cabe ao profissional identificar, no contexto particular, o que despertaria a pessoa para a prática”.

Entre as consequências que o sedentarismo pode trazer para a saúde estão:

Exercícios

A recomendação dada pela OMS é de que adultos realizem 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 5 mil passos por dia. Alguns exemplos de exercícios que podem ser realizados em casa são:

  • Alongamento:esticar os braços com as palmas das mãos viradas para cima, por exemplo, é uma das alternativas para quem permanece muito tempo sentado
  • Faça reuniões andando: isso ajudará a reduzir o tempo sentado, melhorando a circulação no corpo
  • Substitua o sofá por exercícios: não é preciso ficar parado enquanto assiste TV. Praticar exercícios como flexões, polichinelos e elevação de quadril são alternativas melhores para a saúde quando você estiver em casa
  • E aí, gostou do nosso post? Então, não deixe de seguir meu perfil do Instagram! Lá tem dicas diárias sobre Qualidade de Vida e Saúde.
  • /Saiba mais em :
  • Instagram : @maxalvespersonal

Deixe seu comentário
Coluna
Emagre-SER

Angélica Magalhães proprietária do Emagrecentro, trabalha há mais de 10 anos na área de alimentos, possui especialidades em Life Coaching e Coaching de Emagrecimento Científico. O Coaching de Emagrecimento Científico significa que vamos tratar a mente e o corpo de forma harmoniosa, fazendo com que os dois possam caminhar juntos para atingir seus sonhos e metas. Acompanhando nosso bate papo conhecerá mecanismos para um emagrecimento saudável e duradouro, dando adeus definitivamente ao “efeito sanfona”.

Veja mais textos