colunas
Símbolos da Páscoa e seus significados

Estamos condicionados a ligar a Páscoa quase que especificamente aos ovos e ao peixe. Porém, existem outros símbolos tão importantes quanto esses e que, aos poucos, foram esquecidos, provavelmente por serem menos comerciais.
Também pouco sabemos sobre esses símbolos e seus significados. Vejamos, então, quais são os símbolos da Páscoa e o que cada um representa.

Ovos de Páscoa: Seu simbolismo está relacionado com a fertilidade e com o surgimento de uma nova vida. Existem lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a disseminada pelos povos persas que acreditavam que a terra teria caído de um ovo gigante. Cristãos primitivos foram os primeiros a presentear os amigos com ovos coloridos numa alusão à ressurreição, ao nascimento para uma nova vida.

Coelho da Páscoa: Também simbolizam a fertilidade e, consequentemente, uma nova vida. Para os cristãos, simbolizam a Igreja que, pelo poder de Cristo, propaga a palavra de Deus a todos os povos.

Cordeiro: Moisés sacrificou um cordeiro em agradecimento a Deus pela libertação do seu povo. Para os cristãos, simboliza Jesus que foi crucificado para libertar os homens de seus pecados.

Sinos: São eles que anunciam, nas igrejas católicas, a ressurreição de Cristo, no Domingo de Páscoa.

Círio Pascal: é uma grande vela acesa, com as letras gregas “alfa” e “ômega” que significam princípio e fim, respectivamente. A luz da vela representa a ressurreição de Cristo.

Colomba Pascal: Esse símbolo é mais presente na Itália, onde surgiu. É um pão doce, em formato de pomba, simbolizando a paz de Cristo e também, a presença do Espírito Santo.

Pão e Vinho: Como nas celebrações cristãs, representam o corpo e o sangue de Cristo, relembrando que Jesus repartiu o pão e o vinho com seus discípulos.
Obs: matéria baseada nas informações do portaldafamília.org e suapesquisa.com