Porto seguro vence Itamaraju nos pênaltis e fará a final do Intermunicipal contra Itajuípe
![]() |
A seleção de Itamaraju encerrou neste domingo, 14 de novembro, no Estádio José Araújo de Santana, na cidade de Eunápolis, a sua campanha na disputa do Campeonato Intermunicipal 2013, e o sonho da conquista do tricampeonato foi prorrogado mais uma vez. Apesar de ter vencido Porto Seguro no tempo regulamentar por 2 a 1, com gols de Gel aos 18 minutos do primeiro tempo e Roni aos 8 do segundo, descontando Índio para Porto Seguro aos 35, o time itamarajuense comandado pelo técnico Pelé foi derrotado nos pênaltis por 5 x 4.
O Estádio José Araújo de Santana (Araujão) é onde Porto Seguro tem seu mando de jogo e estava com as arquibancadas praticamente lotadas.
![]() |
A final em jogos de ida e volta será disputada a partir do próximo domingo, 1º de dezembro, e envolve duas das regiões do Estado de grande destaque no futebol estadual – Sul e Extremo Sul. O primeiro jogo será no Estádio José Araújo Santana, em Eunápolis, no domingo, e a partida final no dia 8/12, no Estádio Humberto Badaró, em Itajuípe. As duas seleções buscam o bicampeonato.
![]() |
Resumo da partida
Nervosa e conturbada, a partida teve momentos de superação incríveis por parte da seleção de Itamaraju, que até os 35 minutos do segundo tempo vencia por 2 a 0, resultado que lhe dava a classificação para a final, mas, acabou sofrendo o gol que levaria a decisão para os pênaltis. A partida teve a condução de um árbitro que também começou a se destacar na sua carreira no Intermunicipal, Jailson Macedo Freitas, de Salvador, hoje vinculado à FBF a CBF. Ele teve uma atuação que não comprometeu o resultado final do jogo, mas não foi muito bem avaliado pela imprensa presente, sobretudo pela equipe da Rádio Terramar FM 91.3 de Itamaraju, que condenou a sua forma “exagerada de querer aparecer mais do que os jogadores, que são, na verdade, os astros do jogo”.
Jailson deixou levar, apesar da sua experiência, por problemas extracampo, paralisando, inclusive, a partida de forma desnecessária no momento de uma confusão ocasionado por desavenças entre integrantes da comissão técnica das equipes, gandulas, policiamento e torcedores.
![]() |
O técnico Jair Viveiros (Ratinho), da seleção de Porto, tentou apitar a partida, sendo excluído do jogo.
O resultado de 2 x 1 favorável a Itamaraju no tempo regulamentar levou a decisão para os pênaltis, já que, no jogo anterior, Porto Seguro havia vencido por 1 a 0 no Juarez Barbosa, e no placar agregado a disputa estava empatada em 2 x 2. Este resultado levou a decisão de quem iria enfrentar Itajuípe, vencedora do confronto com Cipó por 3 x 1, para as cobranças de pênaltis. Na primeira série houve empate em quatro a quatro, uma defesa de cada goleiro. Na primeira cobrança da série alternada Dune chutou no travessão e o jogador Juninho converteu para Porto Seguro.
No final da partida, falando à imprensa, o técnico “Ratinho” disse que a classificação de Porto Seguro para a final foi um momento de superação de uma equipe jovem, formada por jogadores com uma média de idade de 22 anos. “Está provado que este é um grupo de guerreiros, e que não se entrega jamais. Desde o início, eu e o presidente da Liga de Porto Seguro, Cristiano, percebemos que os nossos jogadores são valorosos e que nada devem ao profissionalismo, alguns deles com potencial para seguir carreira no futebol, a exemplo de grandes jogadores que passaram por esta competição, como Liedson, Vampeta, Bobô e eu mesmo, que não joguei em grandes times do Brasil, mas estive no futebol profissional da Bahia”, comemorou o técnico Jair Viveiros, deixando até a modéstia de lado.
Ficha Técnica da partida
Porto Seguro 1 x 2 Itamaraju (5 a 4 nos pênaltis)
Cidade – Eunápolis
Local– Estádio José Araújo Santana – Araujão (Eunápolis)
Data- 24/11/2013
Árbitro: Jailson Macedo Freitas (CBF) de Salvador
Assistente 01- Márcio Maurício Souza Cruz – de Ibicaraí, e Bispo Florêncio Santana Assistente 02– Bispo Florêncio Santana Neto- de Itapetinga
4º Árbitro- Edvaldo Joaquim Araújo, de Santa Luzia
5º Árbitro- Reginaldo Menezes Santos, de Porto Seguro.
Porto Seguro venceu com– Neilton, Negueba, Maicon, Marquinhos e Alysson; Zelito, Rodrigo Vivas depois, Netinho e Alex; Mateus, depois Juninho, Índio e Nando, depois Caboclinho. Técnico: Ratinho
Itamaraju eliminado com: Erick, Dune, Alcir, Boca, depois Beto e Tico, Zico, Rone e Washington depois Vitamina e Serrote, Wesley depois Gislan e Geo.
Técnico: Pelé.
No outro jogo da semifinal, realizado em Itajuípe, também domingo (24), a seleção de Itajuípe, de virada, venceu a seleção de Cipó por 3 x 1, e fará a final contra Porto Seguro.