Estelionatário preso em flagrante: Polícia Civil deflagra “Operação Apati” em Nova Viçosa
A Polícia Civil de Nova Viçosa, em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Vara de Jurisdição Plena local, prendeu nesta terça-feira, 26 de novembro, Gilson Pinto Santos, de 22 anos. O estelionatário é investigado por diversos golpes aplicados em vendedores ambulantes da cidade.
A operação, denominada “Apati”, foi deflagrada para combater o crescente número de crimes patrimoniais na região, especialmente durante os períodos festivos e de veraneio. Gilson Pinto é investigado em seis inquéritos policiais, sendo cinco deles instaurados apenas em 2024.
O modus operandi do estelionatário consistia em ludibriar as vítimas, insinuando ter influência política na região e cobrando valores para que elas pudessem trabalhar em eventos. Além disso, ele se hospedava em hotéis utilizando falsamente o nome de órgãos públicos, causando prejuízos a terceiros.
A prisão de Gilson Pinto foi comunicada à Justiça de Nova Viçosa e, em seguida, ele foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Teixeira de Freitas e, posteriormente, para o Conjunto Penal de Teixeira de Freitas, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil alerta a população para que denuncie qualquer tipo de crime através do disque-denúncia 197. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.