Confira

Teixeira: 24ª Ciretran volta a ter serviços paralisados e gera mais insatisfação

19/11/2024 - 11h27Por: Sulbahianews

A 24ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Teixeira de Freitas voltou a ser alvo de críticas por parte dos usuários, após a paralisação dos serviços na tarde desta segunda-feira, 18 de novembro.

Conforme apurado, um dos equipamentos responsáveis pelo fornecimento de internet no órgão foi danificado, o que resultou na suspensão de diversos processos. A coordenação iniciou as tentativas de normalização do sistema ainda na segunda-feira.

No entanto, nesta terça-feira, 19, o Sulbahianews recebeu novas reclamações, desta vez de candidatos que realizariam a prova teórica do processo de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Devido à persistência da falta de conexão, a unidade não conseguiu imprimir as fichas necessárias, fazendo com que muitos candidatos retornassem para casa sem realizar o exame, precisando remarcar para outra data.

A 24ª Ciretran de Teixeira de Freitas vem enfrentando uma série de críticas relacionadas ao atendimento no órgão.

Na última quinta-feira, a Polícia Militar foi acionada após um tumulto causado pela insatisfação da população com a suspensão de atendimentos no setor de veículos.

De acordo com informações obtidas pelo Sulbahianews, a paralisação dos serviços naquela ocasião foi motivada pela ausência de um servidor responsável pela bateria de caixa, que se afastou devido a um falecimento familiar.

Procurado pela reportagem, o coordenador da 24ª Ciretran, Gesiel Ferreira, que estava ausente no dia do ocorrido, informou que a decisão de suspender os atendimentos teria sido tomada por Marcílio Goulart, coordenador do setor de Renavam, que o substitui nesse tipo de situação em sua ausência.

Mas, segundo Marcílio, a ordem de suspensão partiu do próprio Gesiel, mesmo ele estando fora da unidade no momento.

Outro fator que vem impactando o funcionamento da 24ª Ciretran seria a redução do quadro de servidores. Nos últimos meses, ao menos nove funcionários foram desligados, o que, segundo Marcílio, tem prejudicado o atendimento.

Por outro lado, Gesiel Ferreira assegura que, apesar da redução de pessoal, a Ciretran tem conseguido manter a qualidade no atendimento, já que parte dos serviços foram direcionados para despachantes. Ele explicou que, ao assumir a coordenação, identificou irregularidades no quadro de servidores, e a demora na reposição de funcionários está relacionada a mudanças nas políticas de contratação do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Gesiel destacou que, atualmente, as contratações são realizadas por meio de convênios específicos com prefeituras e possuem validade de um ano. Esses convênios são firmados diretamente em Salvador.

Ele também mencionou que o concurso público para contratação pelo regime especial de Direito Administrativo (Reda) expirou no fim deste ano, inviabilizando a convocação de novos servidores. Além disso, a transição política do ano impactou a estrutura do órgão.

Por fim, Gesiel afirmou que o problema deve ser resolvido em breve com a retomada dos convênios, prevista para este ano.