Educação

Estudantes de Teixeira aprendem sobre empreendedorismo através do Sebrae

04/11/2024 - 15h51Por: Milka Morais para ML Comunicação

O Colégio Estadual Machado de Assis (CEMAS), no Extremo-Sul da Bahia, recebeu a visita do gestor de Projetos do Sebrae em Teixeira de Freitas, Enivaldo Piloto, entre os dias 1º e 04 de outubro, com a missão de realizar uma série de palestras sobre empreendedorismo, desenvolvimento pessoal e os variados serviços que o Sebrae desenvolve com micro e pequenas empresas.

A iniciativa faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora, que completa 10 anos e reforçar o compromisso do Sebrae em promover uma educação empreendedora de qualidade, contribuir para o desenvolvimento sustentável da região e influenciar diretamente no aperfeiçoamento das competências empreendedoras entre estudantes, especialmente na reta final do ensino básico.

Tal impacto positivo foi observado pela professora Elena Luiza, que leciona Empreendedorismo e Inovação com Ênfase na Territorialidade no CEMAS para as turmas de 1º ano. De acordo com ela, após as palestras, o interesse dos alunos aumentou significativamente por assuntos relacionados ao empreendedorismo. “Eles se mostraram mais dispostos a explorar novas ideias e buscar soluções inovadoras para problemas do dia a dia. Esse comportamento empreendedor reflete uma maior conscientização sobre as oportunidades que o empreendedorismo oferece, tanto em termos de desenvolvimento pessoal quanto profissional”, pontuou.

Dentre os assuntos abordados, inovação e criatividade foram alguns dos mais debatidos, assim como o fato de que empreendedores precisam ‘pensar fora da caixa’ e se adaptar rapidamente às mudanças tecnológicas, sociais e ambientais. Vários desafios foram lançados durante as discussões em sala de aula e, como resultado, os alunos devem confeccionar um produto inovador e sustentável para expor aos demais que não tiveram acesso à palestra.

Celebrando a aceitação dos estudantes, a professora Elena agradeceu ao Sebrae por possibilitar uma forma prazerosa de desenvolvimento. “Considero essa iniciativa extremamente valiosa. Ter o Sebrae próximo aos alunos, compartilhando conhecimentos e experiências sobre educação empreendedora, traz uma perspectiva prática e realista para o ambiente acadêmico”, acrescentou.

Diante dos demais conteúdos abordados, a professora destacou o fortalecimento dos alunos nesse percurso de aprendizado. “Isso também os inspira a considerar o empreendedorismo como uma possibilidade concreta de carreira. Gostaria de agradecer a Enivaldo Piloto e ao Sebrae pelo apoio e por compartilhar conhecimentos valiosos sobre empreendedorismo. Juntos, estamos construindo um futuro promissor”, comemorou.