Mais de 20 crianças passam mal após dedetização em escola no Rancho Alegre
Uma dedetização realizada em uma escola municipal na cidade de Caravelas, no extremo da Bahia, terminou com 24 pessoas internadas após passarem mal nesta terça-feira, 10 de setembro. Desse total, 21 eram alunos da unidade.
De acordo com informações da TV Santa Cruz, afiliada da Rede Bahia na região, o caso aconteceu na Escola Municipal Francisco Henrique dos Santos, localizada no distrito de Rancho Alegre, em Caravelas.
Além dos alunos, um porteiro e dois monitores foram levados para duas unidades de saúde de Teixeira de Freitas, a cerca de 23 km de distância. Conforme informações da Prefeitura de Caravelas, o município realiza periodicamente dedetização em escolas, postos de saúde e hospitais, entre dezembro e junho.
A diretoria da escola solicitou o serviço neste mês de setembro, por ter encontrado focos de aranhas e outros insetos. A empresa que realiza a dedetização não realizou o procedimento na sexta-feira, 6, como programado, por causa do feriado de Independência do Brasil, no sábado, 7.
De acordo com a gestão escolar, o serviço foi feito na segunda-feira, 9, por volta das 14 horas. A informação dada pela empresa responsável era de que o espaço poderia ser utilizado após seis horas. No entanto, nesta terça-feira, por volta das 9 horas, mesmo passado mais tempo do que o sinalizado pela empresa, os alunos e funcionários começaram a passar mal.
Uma estudante relatou que sentiu um cheiro muito forte e logo em seguida, uma menina desmaiou.
“As professoras chegaram e começaram a abrir as janelas da sala. Eu comecei a passar mal”, contou.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Teixeira de Freitas, os alunos foram atendidos na Unidade Materno Infantil (UMI) e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Entre os sintomas apresentados estavam: tontura, coceira no corpo, náuseas, dor nos membros inferiores e falta de ar.
Todos eles foram atendidos e estão em observação, com quadros de saúde estável. As aulas estão suspensas e a previsão de retorno é para quinta, 12 ou sexta-feira, 13. Será realizada uma limpeza na escola, além de uma vistoria pela Secretarias de Educação, Saúde e Vigilância Sanitária.