policial
Teixeira: operação no Conjunto Penal apreende celulares usados para ordenar crimes nas ruas
Sete líderes de facções criminosas estão entre os 35 integrantes de organizações criminosas alvos da ‘Operação Mandatum’, que cumpriu dezenas de mandados nesta quinta-feira, dia 23, em 14 municípios do interior baiano e da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e na cidade pernambucana de Petrolina.
As lideranças, que já cumpriam pena no Presídio de Juazeiro, comandavam ações de tráfico de drogas e de armas e orquestravam execuções em todo o estado de dentro da unidade penitenciária. Do total de mandados, 28 foram cumpridos no sistema prisional. As prisões ocorreram nos municípios de Sento Sé, Gandu, Feira de Santana, Brumado e Petrolina.
Em Teixeira de Freitas, dezenas de celulares foram apreendidos no Conjunto Penal. Os aparelhos eram usados por internos para ordenar crimes praticados fora do sistema prisional. Mandados de busca e apreensão também foram cumpridos em presídios das cidades de Juazeiro, Paulo Afonso, Vitória da Conquista e Brumado.
A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) do MPBA, inclusive a sua unidade norte (Gaeco Norte); e pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Polícia do Interior (Depin); com apoio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap); do Grupo de Atuação Especial de Execução Penal (Gaep) do MP; e da Polícia Militar, por meio da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe Caatinga) e do Batalhão de Choque. A ação teve a participação de cinco promotores de Justiça e 27 agentes do Gaeco, entre servidores e militares, além de 200 policiais civis.