Confira

ACE: encontro com contadores da região discute a Resolução Plenária 15.2023 da JUCEB

23/11/2023 - 10h18Por: SulbahiaNews

A Associação Comercial e Empresarial de Teixeira de Freitas – (ACE) realizou nesta quarta-feira, 22 de novembro, um encontro para os contadores da região com objetivo de discutir questões pertinentes à Resolução Plenária 15.2023 da Junta Comercial do Estado da Bahia (JUCEB).

Além dos contadores de Teixeira de Freitas, profissionais de outras cidades como Alcobaça, Caravelas, Ibirapuã, Itamaraju, Itanhém, Jucuruçu, Lajedão, Medeiros Neto, Mucuri, Nova Viçosa, Prado, Teixeira de Freitas e Vereda foram convidados a participar do encontro, que também abordou temas como Protocolo de Processos, Divisão Territorial da Bahia e a alteração de taxas nos escritórios contábeis.

O presidente da ACE, Edivano Ferreira, explica que a pauta do encontro reflete a relevância das discussões entre os profissionais da contabilidade dessas localidades. A Resolução Plenária 15.2023 da JUCEB foi o ponto central, juntamente com a implementação do Protocolo de Processos exclusivamente digital, a Divisão Territorial da Bahia e as mudanças nas taxas dos escritórios contábeis.

A partir da Resolução Plenária 15.2023, o protocolo de processos está vinculado aos Escritórios Regionais instalados no Território de Identidade do município onde está sediada a empresa. No caso do baixo extremo Sul, composto por 13 municípios, o escritório regional da JUCEB fica localizado na ACE, em Teixeira de Freitas.

O diretor da ACE, representante da JUCEB e delegado do Conselho Regional de Contabilidade, João Du Amaral Neto, explica que o valor da taxa de arrecadação da JUCEB para as empresas sediadas no interior do Estado foi reduzido, para absorver a quantia cobrada no boleto dos Escritórios Regionais, igualando o custo de arquivamento dos atos empresariais em todo o Estado.

Para fins de vinculação dos protocolos aos Escritórios Regionais, sempre será considerado o endereço da matriz da empresa. Caso a empresa seja sediada em território de identidade que não possui escritórios regionais instalados, serão disponibilizados os escritórios dos territórios vizinhos.

Edivano também destacou o benefício na celeridade dos processos, já que a demanda local é bem menor que o volume de processos da capital. A proposta, ainda de acordo com o presidente, é julgar os processos no mesmo dia em que forem protocolados.

Apesar da implementação do protocolo de processos exclusivamente digital, o canal de atendimento do escritório de Teixeira de Freitas continuará operando normalmente, garantindo o suporte necessário aos seus clientes.


Deixe seu comentário