Saúde: Dr. Mário Sérgio explica consequências do AVC e como evitar a doença

O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido como AVC, é uma patologia bastante importante, porque é a maior causa de afastamento da pessoa das atividades de trabalho ou cotidianas, devido a incapacidade que causa.
O AVC pode ser de dois tipos: Hemorrágico (quando uma artéria se rompe e produz uma hemorragia) e Isquêmico (quando o vaso sanguíneo no cérebro fica bloqueado por algum motivo), sendo que 87% dos casos são desse último tipo.
Para evitar a doença, todos devem optar pela busca de uma vida mais saudável, deve-se proceder o controle do colesterol, do diabetes e hipertensão arterial.

Neste caso, uma alimentação de qualidade fará toda diferença, por exemplo, evitando o alto consumo de sal. Além disso, deve-se também praticar atividades físicas (moderadas e com acompanhamento), controlando-se em um peso ideal, evitar o tabagismo e moderar o consumo de bebidas alcoólicas.
Geralmente, uma pessoa vítima de AVC é identificada através da boca (meio caída de lado), e se for solicitado para que ela sorria, percebe-se que um dos cantos da boca tem dificuldade de se levantar.
Outros aspectos de vítimas de AVC são: fala embolada, fortes dores de cabeça, dificuldade de movimentos de um dos lados do corpo, braço ou perna com formigamento, dentre outros. Dessa forma, se você presenciar alguém que esteja sofrendo um AVC, o importante é manter a calma, se possível encaminhe a pessoa para o pronto-atendimento, se não, ligue para o 192 (SAMU) e a equipe fará o atendimento a essa pessoa.
Nesse caso, o tempo de atendimento é fundamental, diagnóstico definitivo é feito pelo médico, com utilização de exames de imagens e aplicação do exame clínico bem detalhado.
Portanto, vamos manter a vida saudável e atualizar os exames anuais!