Teixeira: cachorro que viajava em carreta sobrevive a acidente que arremessou viaturas na Prainha
O cachorro do casal morto em um grave acidente envolvendo seis veículos na BR-101, no trecho da cidade de Teixeira de Freitas, no sul da Bahia, sobreviveu ao impacto da batida. O caso ocorreu no domingo, 6 de agosto, e o animal foi entregue à família das vítimas nesta terça-feira, 8.
Humberto Silva de Araújo, de 58 anos, e Jane Alba Marins Freitas de Araújo, 50, estavam em uma carreta, que se envolveu em uma batida envolvendo outros dois carros, em uma ponte. O Corpo de Bombeiros foi até o local com duas viaturas, uma delas era unidade de resgate.
Motorista de uma das carretas envolvidas em acidente na BR-101 se apresenta à polícia
Enquanto os bombeiros faziam o atendimento, uma segunda carreta em alta velocidade atingiu as viaturas da corporação e, consequentemente, a primeira carreta. Os dois veículos militares foram arremessados da ponte em direção ao Rio Alcobaça, que corta um dos lados da estrutura. A queda foi de uma altura de 14 metros.
A primeira carreta ficou pendurada da mesma estrutura, no lado que é uma área de mata. Somente uma perícia vai determinar qual das batidas matou Humberto e Jane Alba, mas o inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Marcelo Batista, destacou a rapidez excessiva como causa do acidente.
“A origem do acidente pode ter sido o excesso de velocidade, tanto no primeiro acidente quanto no segundo. Se tivessem diminuído a velocidade no início, não iam chegar na ponte com essa velocidade toda”, disse o inspetor Marcelo Batista.
Os corpos do casal foram encaminhados para Feira de Santana, cidade natal das vítimas que fica a 725 km de Teixeira de Freitas.
Família fala sobre acidente
O irmão de Humberto, Aderbal Alves Júnior, disse que só soube da notícia das mortes quando esteve no local do acidente.
“Tivemos a notícia de que ele tinha sofrido um acidente, mas até então não sabíamos como ele estava, se vivo ou morto, aí a gente resolveu vir até o local do acidente, e tivemos a certeza mesmo de que era ele e minha cunhada”, disse, emocionado.
O sepultamento foi feito no Cemitério São Jorge, na tarde desta terça-feira. O cachorro do casal que também estava na carreta e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, chama-se Menino. Ele ficou sob os cuidados de uma protetora do Projeto Resgate, até ser devolvido à família das vítimas.
“É a única lembrança que vai ficar deles é esse cachorrinho. Só de falar eu me emociono. Eu gostava muito de meu irmão e da minha cunhada”, falou Aderbal.
Além do casal, outras oito pessoas ficaram feridas. Duas delas são soldados do Corpo de Bombeiros. Uma soldado teve uma lesão leve na coluna e recebeu alta médica no início da tarde de segunda-feira, 7.
A segunda vítima ferida foi outro soldado, que segue internado em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele foi atendido em uma unidade pública e transferido para um hospital particular, depois de passar por uma drenagem para retirada de líquido no pulmão.
Além da lesão no pulmão, ele teve uma fratura na perna em dois ossos. Não há detalhes sobre os estados de saúde dos outros feridos. O motorista da segunda carreta, que fugiu do local do acidente, procurou a delegacia da cidade no final da manhã desta terça-feira, para prestar esclarecimentos.