Confira

Com 31 anos de contribuição à cidade, ACE parabeniza Teixeira de Freitas

08/05/2023 - 07h10Por: SulbahiaNews

Com um território de 1.165,622km² e uma população de 164.290 habitantes, segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2021), Teixeira de Freitas é conhecida como a cidade-polo do Extremo Sul da Bahia e se destaca por diversos fatores, sobretudo devido à força do seu comércio, que recebe visitantes de cidades vizinhas e, até mesmo, de outros estados.

Teixeira de Freitas foi criada com o desmembramento de terras de Alcobaça e Caravelas e já teve muitos nomes, como Tirabanha, Mandiocal, Comércio de Pretos, São José de Itanhém e tudo começou em 1965/66, com o avanço das madeireiras na região, que promoveu o surgimento de diversos núcleos de pessoas.

A emancipação de Teixeira ocorreu com a Lei 4.452 de 9 de maio de 1985, que a tornou município com o nome de Teixeira de Freitas – uma homenagem ao criador do IBGE, Mário Augusto Teixeira de Freitas.

Hoje, mês que completa 38 anos de emancipada, a ainda jovem Teixeira (se comparada a outros municípios) é sinônimo de gente forte, batalhadora, é referência em comércio pujante e economia solidificada.

“Teixeira de Freitas nasceu, cresceu e chega, agora, aos seus 38 anos de emancipação política. Uma cidade pujante, que cresce, que acolhe, que recebe todos aqueles que desejam empreender, que desejam crescer junto com a cidade. Teixeira de Freitas para alguns é a capital do extremo sul da Bahia, pra outros é a princesa do extremo sul, para mim, é a cidade que eu escolhi para morar, para trabalhar, pra viver. Eu vejo que pessoas de outros estados procuram Teixeira para seus empreendimentos e investimentos. Hoje, nós somos um polo regional de educação e saúde. Teixeira é uma cidade do agro, da indústria e nós precisamos explorar muito bem, cada um desses seguimentos”, disse Edivano Ferreira de Oliveira, presidente da ACE.

“Eu vejo Teixeira de Freitas como uma cidade que tem muito ainda a oferecer, se nós que estamos aqui decidirmos cuidar dessa cidade. Eu faço o que posso para ver essa cidade desenvolver, pois eu tenho no meu coração uma gratidão por uma cidade que me acolheu, uma cidade que me possibilitou criar e educar meus filhos”, completa o presidente.

E nestes anos de história, precisamos dizer que a Associação Comercial e Empresarial (ACE) está presente desde 1992, prestando aos associados orientações administrativas e coligando a classe empresarial da cidade, disponibilizando a estes, desenvolvimento e fortalecimento através do cooperativismo.

A ACE é uma organização multissetorial que representa e expressa a opinião de empresários do comércio, indústria, agropecuária, serviços, finanças e profissionais liberais, de micro, pequena, médias e grandes empresas.

Tudo começou em 16 de janeiro de 1992, após seguidas reuniões de um grupo de empresários de Teixeira de Freitas, que tinham objetivos em comum, como o ideal de crescimento o associativismo, a luta e a vontade de representarem uma classe juntos e legalmente constituídos.

Assim, nasceu a Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Teixeira de Freitas – ACIATEF, cujo primeiro presidente foi o Sr. Tabajara Soares Marques, e com apoio dos demais associados, rapidamente, ligou-se à Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

Ao longo destes 31 anos, a Aciatef passou por diversas mudanças, dentre elas a renovação de sua logomarca, sendo agora ACE. Assim, todas as associações comerciais teriam a mesma marca, seguidas do prefixo da cidade, ligadas como se fossem um único órgão comercial passando a atuar em todos os tipos de empresas e serviços.

Hoje, presidida por Edivano Ferreira de Oliveira e com Jessyluce Cardoso Reis como vice-presidente, a ACE deseja ainda mais desenvolvimento econômico para Teixeira de Freitas e, para isso, seguirá sua missão de manter a classe empresarial unida, qualidade e forte, pois este é o segredo do sucesso do nosso comércio.

Parabéns, teixeirenses! Vocês são a força que transforma essa cidade.


Deixe seu comentário