Site da prefeitura de Alcobaça é invadido com informação falsa sobre ataques em escolas de Teixeira
O portal oficial da prefeitura de Alcobaça sofreu um ataque nesta segunda-feira, 10 de abril, quando um criminoso invadiu o site e publicou uma notícia falsa sobre supostas ameaças de ataques em escolas de Teixeira de Freitas, com objetivo de estimular o pânico entre professores, pais e estudantes das unidades de ensino.
Por meio das redes sociais, o prefeito de Alcobaça Zico de Baiato afirmou que a plataforma foi violada, sem a confirmação de ser um ataque hacker. A situação já foi resolvida pela equipe responsável, com o site funcionando novamente, e estão sendo tomadas medidas de segurança para evitar situações semelhantes.
Outro boato
Também nesta segunda-feira, outro boato sobre ameaça de ataque ganhou força após uma viatura da Polícia Militar ter sido fotografada em frente ao Centro Territorial Estadual de Educação Profissional do Extremo Sul (Cetepes), localizado no bairro Jardim Caraípe.
A PM se reunia com o corpo docente da instituição e mensagens foram veiculadas junto a imagem da viatura com a informação de que os militares haviam interceptado uma possível ameaça de ataque ao Cetepes e que todos os alunos haviam sido liberados.
Em nota, a escola desmentiu a informação:
“Caros estudantes, pais e mães. O grupo de professores se reuniu hoje pela manhã para tratar de questões referentes ao funcionamento da escola, com foco nas maneiras de aumentar a segurança de todos dentro da instituição: foi uma manhã de intenso e produtivo trabalho com os alunos. Não há motivo para pânico ou desespero, mas não podemos ignorar os riscos e a necessidade de ouvir os estudantes, dialogar com pessoas que podem nos ajudar. Fomos ouvidos por representantes da APLB, bem como pela PM. Cremos que tudo isso resultará em um ambiente escolar mais tranquilo e seguro. Sendo assim, não é necessário interromper o funcionamento da escola, as aulas continuarão acontecendo normalmente. Solicitamos ainda que cada um, cada uma desminta as fake news que estão circulando nas redes sociais.
O comandante da 87ª CIPM, Major Neto, também participou da reunião e estava na escola no momento em que a foto foi tirada. Ainda segundo a PM, não houve interceptação de qualquer ameaça.