Veja

Dedicação e superação marcam a história da esteticista e massoterapeuta Taquira Alves; hoje referência profissional em saúde e beleza

05/04/2023 - 07h53Por: SulbahiaNews

A paulista, Taquira Alves da Silva e Silva, de 42 anos, iniciou sua carreira na área da estética há 18 anos, em Teixeira de Freitas, por incentivo de sua massagista e amiga, Íris Soares.

Íris descobriu nela, o dom de cuidar das pessoas pelo toque de suas mãos, porém, de início ela não acreditava que conseguiria, pois achava ter mãos “pesadas” e por ser muito ‘acelerada’, não teria paciência para exercer a profissão.

Entre uma sessão e outra, as amigas sempre conversavam e Íris viu que Taquira era muito curiosa sobre massagem. Ela sempre a aconselhava a fazer um curso, trabalhar na área e lhe mostrava ter potencial.

Na época, Íris pediu que Taquira lhe fizesse uma massagem e, terminada a sessão, ela ficou encantada. Taquira recebeu da amiga, apostilas referentes ao assunto e passou a noite lendo sobre cada manobra e cada forma de massagem. Foi amor à primeira vista, e a profissional decidiu ser com isso que queria trabalhar.

Taquira fez cursos de massagem e sentiu ser o momento de começar a atender. No início, ao revelar seus planos profissionais futuros, ela chegou a ser desacreditada por pessoas próximas. No entanto, apesar de ficar abalada com a falta de incentivo, não desistiu do seu objetivo.

Trabalhando como caixa em uma loja de calçados — onde havia começado como vendedora — Taquira criou coragem e convidou sua gerente, Valdelice Borges, para conhecer seu trabalho. A gerente prontamente marcou horário com ela, se tornando sua primeira cliente.

Na ocasião, a massagista só tinha suas mãos para trabalhar, nervosa ligou para Íris, e contou ter uma cliente e não saber como fazer para atendê-la, já que não tinha os produtos necessários.

“Você precisa apenas de suas mãos, amor e um pote de creme. Toda vez que você for fazer a massagem, faça como gostaria que fizesse em você. Não faz por fazer. Faça de conta que é você que está deitada lá, recebendo”, aconselhou a amiga.

E assim ela foi até a casa de sua primeira cliente, muito nervosa, porém focada no seu sonho. Terminada a massagem, Valdelice disse: “Eu amei!” Satisfeita, a cliente pediu que ela retornasse no outro dia e ainda contou que iria indicá-la para as amigas.

Chorando de felicidade, Taquira não estava acreditando que conseguira dar seu melhor. Chegando em casa, ela ligou para a amiga que vibrou com ela e lhe deu total apoio para seguir a profissão. O tempo foi passando, a massagista fez mais cursos e aperfeiçoando as técnicas. Também comprou seus cremes e com muita luta uma maca portátil — que era cara na época.

Em dado momento, sua fiel amiga lhe incentivou a também fazer depilação com cera, coisa que Taquira julgou ser demais.

“A depilação é um dinheiro a mais para você. Quando a massagem parar um pouco, vai ser a depilação que irá te ajudar”, a amiga insistiu.

Agora confiante, Taquira decidiu tentar. Íris então a ensinou e passou tudo que ela precisaria comprar, além de aconselhá-la a fazer um curso para ter mais segurança. Seguindo o conselho da amiga, a massoterapeuta fez o curso e divulgava seu trabalho na loja em que ainda trabalhava, conseguindo assim mais clientes.

Taquira atendia em domicílio, de segunda a segunda. Então seu esposo decidiu construir uma sala em sua casa para que ela pudesse realizar os atendimentos para as clientes que não queriam em domicílio.

Como tudo tem o ônus e o bônus, com ela não foi diferente. Por atender todos os dias, a profissional se viu sem tempo para dedicar à família, ainda no início de sua trajetória, ela também atendia aos fins de semana, feriados e tarde da noite.

Para ter mais tempo para o marido e os filhos, Taquira decidiu fixar dias e horários de atendimento. Não foi uma decisão fácil, o que acabou causando a perda de muitas clientes.
Sem a movimentação de antes, Taquira imaginou ser o fim de seu sonho, mas com o passar do tempo, as clientes acabaram retornando e se adaptando à sua nova agenda de atendimentos.

Pouco tempo depois, uma colega lhe chamou para ser sócia de um espaço de estética, porém não deu certo, mas para ela valeu a experiência. Essa mesma colega informou que a Márcia Adcos, havia chegado em Teixeira de Freitas e estava dando curso de Estética na Faculdade Pitágoras. Taquira não pensou duas vezes e fez o vestibular para entrar, na qual passou. Era o início de mais um sonho.

Foram quatro anos de faculdade, trabalho domiciliar, viagens de aperfeiçoamento.

“Dias de lutas e glórias”, disse ela.

A esteticista se formou em 2014 no curso superior de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal.

Taquira é filha, mãe, esposa, amiga… um pouco de tudo. Tem prazer em fazer o que ama, e cuidar das pessoas é sem dúvidas o seu maior sucesso.

“Meu trabalho representa amor, cuidado, respeito e confiança. Sem essas representações de sentimentos, minha profissão não teria o mesmo sentido. Através das minhas mãos posso transformar vidas, proporcionando amor e zelo. É muito significante participar dos sonhos das minhas pacientes, e torna-se mágico usar as minhas mãos como grande instrumento” disse Taquira.

Amante de vinho, música e de desfrutar boas companhias, para ela a maior dificuldade foi lidar com as muitas críticas de pessoas que duvidavam do seu potencial, o que lhe causava incertezas. Em constante guerra consigo mesma, ela achava que não era capaz. Sua história foi de muitas lutas, muitos obstáculos e medos. As batalhas foram muitas, a esteticista e massoterapeuta precisou ter sabedoria e paciência para chegar no lugar onde está hoje.

“Tenha paciência para lidar com o processo. Busque acreditar que você é capaz e um sonho não é colocado no coração em vão. Procure buscar conhecimento, por profissionais de excelência e seja sua própria inspiração. Não desista pelos pequenos obstáculos, seja um profissional de excelência”, aconselha Taquira, a quem está começando agora uma profissão.

Conheça o Espaço Taquira Alves, localizado na Avenida Presidente Getúlio Vargas, número 3241, Centro, Edifício Esmeralda, sala 306.

Agende seu horário pelo WhatsApp (73) 99991-1045.


Deixe seu comentário