Prefeitura de Medeiros Neto marca presença na Feira Artesanato da Bahia
A Prefeitura de Medeiros Neto, por meio do Departamento Municipal de Cultura, esteve presente na Feira Artesanato da Bahia e na Feira da Economia Solidária, promovida pelo Governo do Estado. O evento aconteceu na cidade do Prado.
A realização é uma iniciativa da Coordenação de Fomento ao Artesanato, do Centro Público e Superintendência de Economia Solidária e Cooperativismo (Sesol), da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre-BA), em parceria com a Associação Fábrica Cultural e o Instituto Casa da Cidadania. O evento conta ainda com o apoio da Rede Bahia.
Na oportunidade, o diretor de Cultura, Mário Henrique S. Silva, levou as demandas do segmento artesanal para a feira, iniciando um diálogo mais pontual com a Setre-BA, ensejando ações futuras para a cultura e para a categoria cultural.
O artesanato na cidade de Medeiros Neto mostra sua força através dos artesãos e artesãs locais e foi pensando em dar ainda mais visibilidade a estes artistas que o prefeito Beto Pinto promoveu a primeira feira solidária no 34º Arraiá do Água Fria em 2022 com recursos próprios do município. Essa ação também oportunizou a economia da cultura e o desenvolvimento da renda local. Neste ano terá a sua segunda edição.
As feiras são uma oportunidade para que os artesãos, artesãs e produtores(as) da economia solidária locais e da região possam comercializar os seus produtos e criações.
Na região do Extremo Sul e do Território de Identidade da Costa do Descobrimento, abrangidas pela Feira, os(as) artesãos(ãs) utilizam técnicas que empregam a matéria nativa em composições contemporâneas, como aproveitamento de cocos, entalhe e pintura em madeira e tecelagem, além de arte em tecido, bordados, crochê, trançado de fibras naturais de cipós, piaçava e dendê.
Somado ao objetivo de promover a exposição e a comercialização dos itens, as feiras cumprem também o papel de incentivar a inclusão social e produtiva, além de aquecer o turismo local-regional.
A programação cultural foi iniciada com o Awê de boas-vindas e abertura com os indígenas pataxós.
Feira da Economia Solidária
A Feira da Economia Solidária, parceira do Artesanato da Bahia, chega como mais uma ferramenta para divulgar esta importante modalidade produtiva e econômica.
Direto das mãos dos(as) produtores(as), a Economia Solidária está presente com a exposição e comercialização de produtos alimentícios, customizados e manufaturados. A sua base de trabalho é a cooperação mútua, autogestão, respeito à natureza e igualdade entre gêneros, crenças e etnias.
A Feira Artesanato da Bahia e a Feira da Economia Solidária iniciou nesta sexta-feira (24) e seguiu até domingo (26), das 17 às 22 horas, na Praça da Matriz, centro do Prado, aberta ao público.