ACE promove encontro do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura em Teixeira de Freitas
Aconteceu no final da tarde desta quarta-feira, 25 de janeiro, o encontro para criação do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (CMEC) em Teixeira de Freitas, visando levantar as conselheiras que vão compor a executiva do município através da Associação Comercial e Empresarial (ACE).
Para composição do CMEC a reunião recebeu empresárias de vários segmentos. Na próxima segunda-feira, 30, acontecerá em Feira de Santana uma reunião com todos os conselhos estaduais para a agenda de 2023. A agenda inclui ações que mobilizem tanto questões voltadas para o empreendedorismo, a cultura e, principalmente, as questões vinculadas ao social.
O CMEC já vem sendo difundido nacionalmente, com vários conselhos espalhados em todo o país, através das federações e das associações. Na Bahia, o responsável por difundi-lo é o Conselho no Estado da Bahia e a Federação das Associações Comerciais e Empresariais da Bahia (Faceb).
Como o próprio nome diz, é uma federação mantenedora das associações comerciais do Estado, tendo como responsabilidade criar, em cada município onde a ACE está presente, o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura.
O objetivo da CMEC é debater grandes temas nacionais que impactam na economia, varejo, indústrias, comércio, serviços e também no social, principalmente. Muitas das ações trabalhadas pelo conselho são a curto, médio e longo prazo de foco também no social, visando promover um equilíbrio sustentável no país, auxiliando nesse equilíbrio.
Ele atua como um instrumento para que as lideranças femininas discutam os seus problemas e proponham novos rumos positivos para a comunidade empresarial, com a perspectiva de geração de valor que mobilize as corporações organizadas.
O CMEC também incentiva a economia criativa, que pode ser implementada por meio de empreendedorismo, e possibilita o desenvolvimento de cultura e uma maior inclusão social.
A missão do conselho é promover e fomentar o empreendedorismo feminino, economia criativa através de qualificação, de capacitação, com foco no desenvolvimento de produtos e serviços, programas de facilitação e aperfeiçoamento de negócios liderados por mulheres.
Os valores que o conselho defende são: a sororidade, o empreendedorismo, ética, diversidade, liderança, corporativismo, cooperativismo, inclusão social, profissionalismo, educação, qualificação, protagonismo e cultura.
O CMEC busca mulheres que já tenham protagonismo na sociedade de Teixeira de Freitas, tanto no segmento empresarial quanto nos trabalhos vinculados à cultura e as artesãs, micronegócio, mulheres que possuem grandes negócios, representantes da indústria e demais mulheres que acham interessante essa pauta e que queiram participar.
“Entendemos que o caminho do tempo presente, é o caminho da sororidade, das parcerias, de realmente de dar as mãos em busca de um objetivo comum. Teixeira de Freitas é uma cidade marcada pelo empreendedorismo feminino e entendemos que esse conselho vai auxiliar e muito na difusão desses trabalhos feitos no âmbito do empreendedorismo feminino”, disse Jessyluce Reis, executiva do CMEC em Teixeira de Freitas.