Confira

Matrícula online na rede estadual segue nesta sexta-feira para o Ensino Fundamental

20/01/2023 - 10h41Por: Ascom

A matrícula online na rede estadual de ensino segue, nesta sexta-feira, 20 de janeiro, para estudantes de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem. O processo de matrícula vai até o dia 24 de janeiro, conforme cronograma da Secretaria da Educação do Estado (SEC).

Nesta quinta-feira, 19, a matrícula é direcionada para concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino. A matrícula poderá ser realizada pelo próprio estudante, caso seja maior de 16 anos, ou pelo responsável legal.

Os estudantes que concluíram o 9º ano, poderão optar por algum curso técnico de nível médio. São 44 cursos ofertados em 295 unidades escolares, como Centros Estaduais e Territoriais de Educação (Ceeps e Ceteps), além das unidades compartilhadas, em 220 municípios baianos. Dentre os cursos ofertados estão: Enfermagem, Administração, Informática, Logística, Análises Clínicas, Nutrição e Dietética, entre outros.

Mesmo com a matrícula online, a dona de casa Cleide da Silva preferiu realizar presencialmente a matrícula do seu filho João Gabriel Ferreira, 12, no 6º ano, no Colégio Estadual Rubén Dário, em Salvador.

“Fui muito bem atendida e a matrícula foi rápida. Aproveitei para conhecer o colégio” contou.

João Gabriel já está na expectativa para começar as aulas.

“Gostei muito do colégio e estou animado para estudar aqui e fazer novos amigos”, comentou.

Passo a passo da matrícula

O processo é simples e realizado online por qualquer aparelho, a exemplo de tablets e celulares. Basta acessar o Portal da Educação (clique AQUI) e seguir as orientações do próprio sistema. O passo a passo da matrícula está disponível no portal e no Canal do YouTube EducaçãoBahia1 (clique AQUI). O estudante que não tem acesso à internet poderá fazer a matrícula diretamente na escola, mesmo que não seja a que deseja estudar.

Confira o cronograma

  • 19 de janeiro — Concluintes do 5º ou 9º ano do Ensino Fundamental que vierem da rede municipal de ensino.
  • 20 de janeiro — Estudante de qualquer ano ou série do Ensino Fundamental, sem distinção da rede de ensino de origem.
  • 23 e 24 de janeiro — Qualquer série ou modalidade do Ensino Médio e suas modalidades (Educação Profissional e EJA).

Documentos 

A confirmação da matrícula acontecerá mediante a entrega da documentação exigida, no prazo estabelecido no comprovante de matrícula, na unidade escolar onde o estudante foi matriculado.

Veja a documentação necessária:

  • Via original do histórico escolar;
  • Vias originais e cópias legíveis da Carteira de Identidade (RG) ou Certidão de Registro Civil, do Cadastro de Pessoal Física (CPF);
  • Comprovante de residência (água, luz, telefone fixo ou móvel, gás encanado, Internet, contrato de aluguel, IPTU, cartão de crédito ou TV por assinatura);
  • Carteira de vacinação devidamente atualizada;
  • Cópia legível do RG e do CPF da própria mãe do estudante e/ou do responsável legal.

Emissão de CPF 

Estudantes que vão fazer a matrícula na rede estadual de ensino podem solicitar a emissão do CPF em nove unidades da Rede SAC da capital e do interior e em 14 colégios estaduais, até o dia 24, último dia da matrícula. A iniciativa é fruto de uma parceria do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) com a Secretaria da Educação do Estado (SEC).

O CPF é um dos documentos necessários para a matrícula na rede estadual de ensino. Para a emissão do CPF, os estudantes menores de 16 anos devem estar, obrigatoriamente, acompanhados pelo pai, pela mãe ou por um responsável legal. Maiores de 25 anos devem procurar a Receita Federal.

Confira os locais de emissão do CPF no Portal da Educação.

SAIBA MAIS


Deixe seu comentário