Do Brasileirão a Champions League: 8 jogadores de Teixeira e região que se destacaram no futebol em 2022
O Extremo Sul baiano tem produzido uma série de talentos do futebol. Muita gente não sabe, mas diversos jogadores de destaque no mundo da bola, nasceram em cidades da região como Teixeira de Freitas, Caravelas e Prado, por exemplo.
Alguns desses talentos ganharam o mundo fora do Brasil, chegando inclusive à Champions League, como é o caso do goleiro teixeirense, Samuel Portugal.
Diante do talento desses atletas, o Sulbahianews listou 8 jogadores da região que se destacaram em 2022:
Anderson Conceição – Caravelas
O Zagueiro Anderson Conceição (32 anos) passou por vários times ao longo da carreira, entre eles Bahia, Figueirense, Criciúma, CRB, Cuiabá, Mallorca (Espanha), Philadelphia Union (EUA), Chaves (POR) e também jogou no futebol do Catar.
Atualmente o atleta defende o Vasco da Gama, onde assumiu a braçadeira de capitão no início da temporada. O zagueiro atuou em 50 jogos no ano, todos eles como titular. E marcou um gol: na derrota para o Sampaio Corrêa, em São Januário, em jogo válido pela penúltima rodada da competição.
Zé Roberto – Teixeira de Freitas
O atacante Zé Roberto estava atuando no Ceará, clube pelo qual disputou o último Brasileirão. Em 40 jogos pelo Vozão, o atacante marcou seis gols. Revelado pelo Bahia de Feira, o jogador tem passagens por equipes como Bahia, Ponte Preta, São Bento e Atlético-GO, além do futebol da Coreia do Sul e dos Emirados Árabes Unidos.
O jogador de 29 anos retorna ao Mirassol – SP após três temporadas em relação à última passagem, que aconteceu em 2020 e ficou marcada pela grande atuação contra o São Paulo, nas quartas de final do Campeonato Paulista, quando marcou dois gols e classificou a equipe.
Willie – Caravelas
Willie Barbosa tem 29 anos e nasceu em Caravelas. Pode jogar nas duas linhas do meio-campo, mas também como atacante. Acumula passagens no Vitória, Vasco da Gama, Atlético Goianiense e Ceará. Ele também jogou no campeonato boliviano pelo The Strongest e Jorge Wilstermann. Na Europa também jogou pelo FC Botoșani (2016/2017), Apollon Symyrnis (Grécia), Servette Geneva (Suíça) e Kiryat Shmona (Israel). O jogador está se transferindo para o UTA Arad, da Romênia.
Samuel Portugal – Teixeira de Freitas
Samuel Portugal é um goleiro que começou a sua carreira nas categorias de base do Coritiba. Ele também atuou pelo Água Santa, Anápolis e Portuguesa antes de se transferir para o Portimonense de Portugal, onde ficou até 2022. Em Setembro de 2022, Samuel foi contratado pelo Porto, atual campeão nacional. A transferência foi avaliada em cerca de 4 milhões de euros, com o Portimonense mantendo 10% dos direitos do atleta. O contrato de Samuel Portugal com o Porto terá validade até 2027 e uma multa rescisória de 30 milhões de euros. Em 2022 o teixeirense disputou a Eu
Marconi – Teixeira de Freitas
O volante Marconi, de 34 anos, anunciou que deixará o Altos-PI para vestir a camisa do Capital-DF. Ele tem uma longa trajetória no futebol brasileiro, tendo iniciado sua carreira na base do Vitória e passado por diversos clubes como Ipitanga, Galícia, Ituiutaba, Americano, Anápolis, Botafogo-BA, Serrano, Skenderbeu, Colo-Colo-BA, Bahia de Feira, Águia e Jacobina. O jogador assinou um contrato com o Capital-DF até abril de 2023.
Diego Ivo – Teixeira de Freitas
O zagueiro teixeirense Diego Ivo tem uma carreira extensa, tendo atuado em clubes como Avaí-SC, Sport-PE, Athlético Paranaense, Ceará-CE, Ponte Preta-SP, Juventude, CRB-AL, Paysandu e Moreiense, de Portugal. Atualmente defende o Remo, do Pará.
Alex Gonçalves – Teixeira de Freitas
Ex-jogador de Grêmio, Internacional e Fluminense, o atacante Alex Gonçalves, de 31 anos, retornou ao Brasil após enfrentar ameaças de morte e ter o passaporte retido na Indonésia. O jogador denunciou as ameaças nas redes sociais e pediu ajuda do governo brasileiro. A situação ocorreu após Alex denunciar à FIFA uma dívida do clube Tira-Persikabo em salários atrasados do ano anterior. O presidente Jair Bolsonaro se pronunciou nas redes sociais sobre o retorno de Alex e afirmou que ele foi acompanhado pela embaixada brasileira durante todo o processo de negociação, embarque e decolagem.
De volta ao Brasil, após uma curta passagem pelo Veranópolis (RS), Alex se transferiu para o Monsoon Futebol Clube, também do Rio Grande do Sul.
Marion – Teixeira de Freitas
Marion, de 31 anos, foi formado na base do Atlético-MG, onde foi campeão da Copa do Brasil em 2014. o atacante da rodou pelo Brasil e o mundo. Al Sharjah (Emirados), Joinville, Estoril (Portugal), Santa Cruz, América, CRB, Oeste, Zob Ahan, Boa Esporte, Boavista e União Luziense. Em 2022 o jogador estava no Amazonas, onde disputou oito partidas e deu uma assistência. Atualmente está sem clube.
Além dos destaques acima, um jogador oriundo do Extremo Sul baiano que fez muito sucesso em temporadas anteriores é o Marquinhos, natural de Prado.
O pradense nasceu em 19 de outubro de 1989. Ele é um meia-atacante que atua com o pé direito e tem 1,77m de altura. Foi revelado pelo Vitória-BA e, em seguida, emprestado ao Palmeiras, onde teve boas atuações em 2009. Mais tarde, o jogador foi transferido para o Flamengo, onde disputou a Copa Libertadores da América de 2010.
No entanto, ele jogou apenas nove partidas e marcou um gol pelo clube carioca. Depois de deixar o Flamengo, Marquinhos retornou para o Vitória-BA e também passou pelos clubes Cruzeiro, Internacional, Sport Recife, América-MG, Guarani e Bahia de Feira. Em 2021, ele atuou pelo Hong Kong Pegasus. Segundo o site “Transfermarkt”, o último clube de Marquinhos foi o CSA, de onde saiu em novembro de 2021 e atualmente está sem clube.