Veja

Retrospectiva 2022: Pessoas especiais que nos deixaram neste ano em Teixeira de Freitas

26/12/2022 - 16h38Por: SulbahiaNews

Neste ano de 2022, a cidade de Teixeira de Freitas, foi notícia por diversos fatos que chamaram a atenção da população regional e também da Bahia. Dentre diversos episódios marcantes, estão as mortes de muitas pessoas especiais que deixaram saudades.

Vários desses moradores do município que perderam suas vidas nos últimos 12 meses, tinham suas raízes construídas em Teixeira, com serviços relevantes prestados à sociedade e grandes legados.

A Retrospectiva 2022 Sulbahianews, destacou algumas dessas pessoas, que infelizmente, não estão mais entre nós:

O professor Valter Cezar morreu no início da noite do dia 18 de janeiro, em Camamu. Morador de Teixeira de Freitas há quase 50 anos, o educador trabalhou por muitos anos na extinta Escola de Cursos Técnicos Agropecuária – EMARC, que funciona às margens da BR-101, na área da também extinta CEPLAC.

Além de Professor, Valter Cezar era atleta de várias modalidades de esportes, dentre eles, o futebol de campo, onde atuou em várias equipes teixeirenses, das quais, o CEFBOL, a Portuguesa e o Palmeiras. Valter Cezar foi presidente, diretor e conselheiro do Jacarandá Country Club, além de ter sido o fundador da academia do clube.

Antônio Adriano de Melo morreu no início da manhã do dia 24 de janeiro. O comerciante de 77 anos, estava internado no Hospital Sobrasa e acabou não resistindo.

Adriano, também era conhecido como ‘Boi’, uma referência ao seu estabelecimento ‘Bar Boi Não Lambe’, bastante popular em Teixeira de Freitas.

No dia 26 de janeiro, Teixeira de Freitas ficou de luto com a notícia da morte de Heula Pinheiro. Ela faleceu vítima de uma enfermidade.

Heula atuava na parte administrativa da Biocale, fundada pelo pai, Dinos Oliveira.

Figura conhecida no jornalismo esportivo do extremo sul baiano, o cronista esportivo Djalma Ferreira, no dia 6 de fevereiro, vítima de um infarto.

Djalma, passou pela Rádio Sucesso e Rádio Câmara em Teixeira de Freitas, sendo um dos profissionais mais longevos, acumulando diversas funções, como repórter, colunista, no entanto Djalma Ferreira se destacou de verdade no comentário esportivo, com transmissões históricas que ficaram na memória dos torcedores.

Muito conhecido em Teixeira de Freitas, o instrutor de trânsito Odair Muniz faleceu dia 7 de fevereiro, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF), em decorrência de complicações de um problema renal.

O 1° tenente PM da reserva, Gildásio dos Santos Mota, faleceu no início da madrugada do dia 22 de fevereiro, no Hospital Sobrasa.

O oficial de 70 anos sofreu um acidente doméstico ao cair de uma escada em sua casa, no bairro Santa Rosa de Lima.

Oliveira Couto, o ‘Irmão Oliveira’, faleceu na madrugada do dia 8 de abril, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

Um dos desbravadores da Igreja Pentecostal Ungida na década de 80, quando ajudou na expansão da denominação em Prado e Itamaraju, o ‘Irmão Oliveira’, também era evangelista do quadro de obreiros e atualmente fazia parte do campo da Ungida em Teixeira de Freitas.

Hamilton Oliveira de Jesus morreu na manhã do dia 5 de maio, vítima de um infarto fulminante.
Morador do Santa Rita, Hamilton era comerciante proprietário do ‘Bar do Hamilton’, um dos mais antigos e conhecidos do bairro.

O ex-vereador Manoel Pedro Da Silva Neto, o ‘Pedrão’, morreu na manhã do dia 24 de maio, no Hospital Municipal de Teixeira de Freitas (HMTF).

O parlamentar que esteve à frente de dois mandatos na Câmara Municipal, foi internado na unidade de saúde, após sofrer um AVC.

Fábia Rocha dos Santos faleceu na manhã do dia 24 de junho, por causas naturais.

A vendedora de 40 anos, que era funcionária da Construtora Zé Carlos, estava internada no Hospital Sobrasa desde o início de junho, onde chegou a passar por procedimentos cirúrgicos, mas seu quadro clínico se agravou e ela acabou não resistindo.

O professor Júlio Cláudio Martins faleceu no dia 23 de setembro. Ele lecionava no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano) – Campus Teixeira de Freitas.
O educador passou mal e foi socorrido ao hospital, mas não resistiu.

Além das pessoas citadas acima, várias outras, também especiais, perderam suas vidas e deixaram saudades aos familiares e amigos.


Deixe seu comentário