Chuva: Deslizamento de terra destrói casas no extremo sul
Um deslizamento de terra destruiu duas casas em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia, na quarta-feira, 14 de dezembro. No momento, os moradores não estavam nos imóveis e ninguém ficou ferido.
O deslizamento aconteceu na Ladeira do Paraguai. Segundo moradores da região, o barranco que cedeu já demonstrava sinais de deslizamento de terra há cerca de duas semanas.
Em entrevista à TV Santa Cruz, afiliada da TV Bahia em Itabuna, os moradores também contaram que foram orientados pela Defesa Civil da cidade a sair das suas casas. Uma das famílias atendeu a orientação e deixou o imóvel, enquanto a outra preferiu permanecer no local.
Os moradores que permaneceram no imóvel não estavam no local no momento do acidente.
Além do deslizamento, a cidade de Porto Seguro registrou alagamentos na quarta-feira.
Eunápolis
A prefeitura de Eunápolis anunciou que o Governo Federal reconheceu o estado de emergência da cidade. O governo estadual já havia reconhecido a situação e a cidade faz parte da lista de mais de 60 municípios afetados.
Belmonte
Em Belmonte, foram registrados 74 milímetros de chuva apenas na quarta-feira, conforme informado pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).
Por causa da chuva, uma pessoa ficou desabrigada. Os moradores compartilharam vídeos das ruas completamente alagadas na cidade.
A Defesa Civil de Belmonte informou que em alerta e que faz o monitoramento dos imóveis.
Canavieiras
Em Canavieiras, os alagamentos foram registrados em diversos pontos da cidade. Segundo a prefeitura, a chuva começou por volta das 15h e só terminou às 20h.
Imagens feitas por moradores mostram diversos pneus dentro de uma vala no bairro Jardim Burundanga. A prefeitura informou que essa situação fez com que a água ficasse represada e alagasse a localidade.
O órgão municipal ainda informou que nesta quinta (15), equipes das secretarias municipais estão reunidas para atender as ocorrências e diminuir os transtornos causados pela chuva. Não há informações sobre feridos, desabrigados ou desalojados.
Mascote
Em Mascote, foram registrados 54 milímetros de chuva na quarta-feira. Por causa do temporal, o nível do rio subiu mais de seis metros, conforme informado pela prefeitura.
Um vídeo feito por moradores mostra a força da água do Córrego Peixoto, que desagua no Rio Pardo. Apesar da forte chuva e do aumento do nível do rio, o órgão municipal informou que não foram registrados alagamentos.
Itapé
Diferente das outras cidades, não choveu em Itapé na quarta-feira. Apesar disso, o nível do Rio Salgado subiu e a ponte que liga Itapé ao distrito de Palmeira, na zona rural, ficou coberto pela água.
A prefeitura da cidade informou que para chegar até o outro lado, é preciso fazer a travessia de barco ou por terra pela cidade de Jussari.
Ainda segundo a prefeitura, a cheia do rio se deu por causa das chuvas nos municípios vizinhos.