Chuvas: Alerta e decretos de emergência deixam o Extremo Sul apreensivo e com medo de reviver final de 2021

As fortes chuvas que caíram no Extremo Sul nos últimos dias deixaram a população apreensiva, muitas vítimas dos desastres naturais no fim do ano de 2021, ainda tentam recomeçar suas vidas após perderem tudo em decorrência dos alagamentos na região.
Decretos de Emergência
Na última semana, as chuvas atingiram o município de Itabuna causando destruição de pavimentos, calçamentos, quedas de muros, telhados e de árvores, entupimento de canais de drenagem, alagamento de ruas, escolas e postos de saúde, rompimento de redes de esgoto, deslizamento de encostas, destruição de casas, com diversas famílias desalojadas. A situação provocou um decreto de emergência publicado pelo prefeito Augusto Castro na última sexta-feira, 18.
Em Prado, chuvas intensas continuam atingindo a sede e a zona rural do município, e nesta segunda-feira, 21, a prefeitura também decretou situação de emergência através do Decreto n.º 138/2022.
Com a decisão, a prefeitura de Prado autorizou a mobilização de todos os órgãos municipais a atuarem nas ações de resposta ao desastre, à reabilitação do cenário e reconstrução, sob o comando da Coordenadoria da Defesa Civil.
Ações Preventivas
Em Teixeira de Freitas o tempo continua instável, e como ação preventiva, a prefeitura provocou uma reunião voltada para a ajustes do plano de contingenciamento referente às chuvas que atingem o município no mês de novembro, articulando ações voltadas aos potenciais riscos que o período atual de chuvas pode provocar em território teixeirense.
Alerta
O Instituto Nacional de Meteorologia – INMET divulgou nesta segunda-feira, 21, através do Alert-AS – Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos, um aviso de acumulado de chuva com grau de severidade perigo para a região Sul e Extremo Sul da Bahia.
O alerta teve início por volta das 10 horas e era válido até esta terça-feira, 22, com riscos potenciais:
Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios.
Chuvas em 2021
Neste mesmo período do ano passado, as chuvas começaram a atingir o extremo Sul, em 22 de novembro de 2021, o governador da Bahia Rui Costa, chegou a cancelar uma agenda em Itamaraju por conta do mau tempo.
No mesmo dia, um avião de voo comercial da Azul não conseguiu pousar no Aeroporto 9 de Maio, em Teixeira de Freitas, em decorrência da chuva, desviando a rota para Vitória, no Espírito Santo.