Teixeira registra 165 casos de picadas de escorpião; saiba como solicitar ajuda do Serviço de Controle de Escorpiões
O município de Teixeira de Freitas registrou um aumento de 170% no número de pessoas picadas por escorpiões, e isso tem causado grande preocupação na população teixeirense. Para resolver o problema a Prefeitura Municipal criou o Serviço de Controle de Escorpiões.
Segundo dados, de janeiro a outubro desde ano 165 pessoas foram picadas na cidade. O número é muito superior ao do ano passado, quando foram registrados 61 casos no mesmo período.
“Tivemos realmente um aumento significativo. Em agosto, tivemos 10 vezes mais casos em relação a 2021, e, no mês de setembro, 18 vezes mais”, disse a coordenadora da Vigilância epidemiológica, Kendra Alves Batista.
Os números são preocupantes, nos últimos três meses, cerca de 91 casos foram registrados, uma incidência ainda maior em relação ao ano anterior.
O aposentado, Cícero Alves dos Santos, foi uma das vítimas. Picado há um ano em casa, ele conta ter sentido dores intensas.
“Fui ao banheiro e ele estava no chinelo. Recebi uma ferroada e corri para acender a lâmpada. ‘Piquei’ o chinelo nele e matei”, recorda.
Escorpião amarelo é típico do nordeste
O animal que picou o aposentado é da espécie Tityus Serrulatus, conhecido popularmente como escorpião-amarelo e típica da região nordeste do Brasil.
A criação do Serviço de Controle de Escorpiões em Teixeira de Freitas, tornou possível o monitoramento e atendimento específico para moradores. O serviço colocou à disposição da população um link (clique AQUI) onde são preenchidas informações como local da ocorrência e em qual parte do corpo foi a picada, além de características do animal.
“Com esse link, conseguimos gerar informação para uma equipe de monitoramento fazer a busca e captura desses animais de uma forma segura para a população e para os profissionais”, comenta o diretor de Vigilância em Saúde, Sandro Calefi.
Desmatamento e falta de higiene favorecem aparecimento
Os principais fatores para o aparecimento dos escorpiões são a questão climática, o desmatamento e a falta de higiene. Com essas condições, há chances de ampliarem a presença em terrenos e residências.
A picada de escorpião, se não tratada adequadamente, pode trazer sérias consequências, principalmente para crianças e idosos. Em alguns casos, o soro antiescorpiônico é fundamental para evitar a morte.
A Vigilância Epidemiológica de Teixeira de Freitas pede aos moradores atenção redobrada e continua o trabalho intensivo de captura desses animais.