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Rádio de Itamaraju acusada por Bolsonaro de ‘boicote’ diz que não recebeu inserções eleitorais

26/10/2022 - 18h06Por: Informações do Globo

Das oito rádios acusadas pela defesa da campanha de Jair Bolsonaro (PL) de ter veiculado mais propagandas do candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, quatro delas afirmaram ao GLOBO não terem recebido inserções produzidas pela equipe do presidente e, por isso, não divulgaram o material. As demais emissoras foram procuradas pela reportagem, mas ainda não se pronunciaram. A assessoria do comitê eleitoral de Bolsonaro não respondeu até o momento.

Em denúncia apresentada ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha do presidente apontou que essas oito rádios deixaram de veicular um total de 760 inserções de Bolsonaro na última semana.

A rádio Extremo Sul, de Itamaraju (BA), admite que as inserções de Bolsonaro foram menos veiculadas, mas alega que isso não ocorreu de forma intencional.

— Eu diria que não foi proposital, não teve a intenção de criar nenhum prejuízo para nenhuma coligação — afirma Dalvadísio Lima, diretor da rádio, acrescentando: — Os e-mails e as correspondências que nos foram enviadas foram cumpridas.
O programador da Extremo Sul, Jean Batatinha de Souza, também afirma que veiculou todas as inserções que recebeu, mas relata que o envio das peças por parte da campanha de Bolsonaro é irregular.

— A campanha do Lula é a única que envia a programação para três dias. Por exemplo: nesta semana, mandou na segunda-feira. Hoje já vão mandar para fechar todos os dias. A do Bolsonaro às vezes mandava dia sim, dia não. E quando manda, manda a programação diária.

Uma versão semelhante foi relatada pela Rádio Viva Voz, de Várzea da Roça (BA). Em nota, a emissora baiana afirmou que só recebeu as inserções de Bolsonaro no dia 10 de outubro, ao contrário das outras campanhas — incluindo as de governador —, que enviaram no dia 6, véspera do reinício da propaganda eleitoral no segundo turno. “Recebemos material de campanha de todas as coligações no dia 06/10, com exceção da coligação do candidato Bolsonaro, que só recebemos no dia 10/10”, disse. De acordo com a emissora, o fato pode ser verificado com registros dos e-mails recebidos.

Responsável por duas das rádios citadas na denúncia enviada ao TSE, o Sistema Pazzi de Comunicação, afirmou, por meio de nota, que “todo o material de campanha recebido das coligações que disputam o pleito, incluindo a do candidato Jair Bolsonaro, foram e são veiculados conforme as determinações do Tribunal Eleitoral, não havendo erros ou omissões nessas veiculações”. A empresa responde pelas rádios Povo das cidades de Feira de Santana (BA) e de Poções (BA).

Na lista das rádios denunciadas pela campanha de Bolsonaro também consta a Rádio da Bispa, de Recife, com a frequência 97.1 FM. A emissora, porém, publicou nas redes sociais nesta terça-feira estar sendo vítima de fake news, pois a frequência em que opera é diferente e que tem veiculado todas as propagandas eleitorais que receberam até agora.

“Está sendo veiculada informação falsa, informando que a Rádio da Bispa é a 97.1 FM. Essa informação é mentirosa, nossa frequência é 98.7 FM e estamos em dias com o Tribunal Eleitoral, Veiculamos todas as inserções que são enviadas para nós, e estamos fazendo nossa parte”, diz a postagem.

Nota da Extremo Sul

Referente a matéria que está circulando nas redes sociais e sites de notícias sobre mídias de rádio da coligação pelo “Bem do Brasil”, do candidato Jair Bolsonaro, centenas de emissoras de rádio do Brasil tiveram problemas no recebimento do material a serem divulgados.

A quantidade de chamadas que deveriam ser encaminhadas por cada coligação às emissoras de rádio para divulgar no período de 07/10/2022 a 14/10/2014 era de 200 inserções.

Vejamos na cidade de Itamaraju:

Rádio 99 tocou 68 chamadas de Bolsonaro e 58 de Lula.
Tropical tocou 99 chamadas de Bolsonaro e 92 de Lula.
Terramar tocou 04 chamadas de Bolsonaro e 08 de Lula.
Rádio Extremo Sul 93,7 FM, no sistema da emissora constam 151 inserções veiculadas da coligação do PL, partido de Bolsonaro, de um total de 150 inserções que foram recebidas, já da coligação do PT, partido de Lula, foram veiculadas 197 inserções de um total de 200 que foram recebidas.

A ABERT, Associação Brasileira de Emissoras de Rádio já solicitou ao TSE uma apuração rápida e transparente a respeito do ocorrido, uma vez que a responsabilidade pela entrega dos arquivos de campanha para o horário eleitoral gratuito é de responsabilidade das agências de publicidade contratada pelas coligações partidárias.


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