Veja

Wimbledon 2022: Rússia banida do evento número um do tênis mundial

30/05/2022 - 14h03Por: SulbahiaNews

Pela primeira vez na história Wimbledon bane atletas russos da disputa; Decisão afeta apostadores do top 20 mundial

Wimbledon é uma das principais competições do mundo do esporte, e os amantes do tênis aguardam com ansiedade a hora de apostar online no campeonato. Porém, para 2022 temos uma situação que afeta diretamente alguns atletas.

Trata-se do banimento da Rússia e Belarus da competição. Os organizadores de Wimbledon decidiram pela decisão radical após os conflitos da invasão à Ucrânia, gerando uma guerra que custou muitas vidas. Portanto, o terceiro Gand Slam do ano, com início previsto para 27 de junho, não contará com os tenistas russos e bielorrussos.

Vale destacar que Wimbledon não havia banido nenhum jogador desde a Segunda Guerra Mundial. Na ocasião, atletas da Alemanha e Japão foram proibidos de competir.

Como fica a situação?

A organização do tênis, ATP e WTA, já havia retirado as bandeiras da Rússia e Belarus do seu ranking, além de suspender todos os torneios nos países.

Porém, com a exclusão dos atletas das nacionalidades em Wimbledon o torneio perde nomes como Daniil Medvedev, atual número 2 do mundo, e Aryna Sabalenka, de Belarus, quarta colocada no ranking e semifinalista na edição da temporada passada.

Daniil Medvedev e Aryna Sabalenka respectivamente

Além deles, Victoria Azarenka, Andrey Rublev e Karen Khachanov, todos entre 20 melhores do mundo, acabaram prejudicados com a punição e estão impossibilitados de participar do evento em Londres.

Rússia e Belarus já estão banidas de competições internacionais por equipes, mas os jogadores vinham podendo atuar dos circuitos individuais, sem o nome ou bandeira dos países. Com a decisão em Wimbledon, é a primeira vez que os atletas das duas nacionalidades não podem atuar.

Um comunicado foi divulgado em nome do All England Club e do Comitê de Gestão do Campeonato, onde ressaltaram todo o apoio à Ucrânia, afirmando que levaram em consideração orientações que foram estabelecidas pelo governo do Reino Unido para a proibição em eventos esportivos.

Com a decisão, o Conselho dos Jogadores da ATP, que conta com o apoio de nomes como Novak Djokovic e Rafael Nadal, estuda retirar pontos do torneio de Wimbledon se o banimento dos atletas for mantido. A primeira reunião foi feita em Madri, e a segunda será em Roma, com diretores e conselheiros da ATP.

Russos sofrem punições em outras modalidades

Além do tênis, atletas russos de outros esportes sofreram punições em diversas competições. Isso se estendeu para o badminton, beisebol, softbol, canoagem, curling, hóquei, judô, patinação, esqui, natação, entre outros.

No futebol, a FIFA e UEFA anunciaram em conjunto a suspensão de todas as seleções russas até um novo aviso. Com isso, a seleção masculina e feminina fica de fora da Copa do Mundo, enquanto o Spartak Moscou foi eliminado da Europa League. Na próxima temporada, nenhum clube participará das competições internacionais.

Seleção Russa de futebol

No atletismo, o conselho também proibiu todos os atletas da Rússia e de Belarus, que não podem competir em eventos da World Athletics Series. No vôlei, a Rússia perdeu o direito de sediar o Campeonato Mundial Masculino, e a seleção e clubes foram suspensos até um novo aviso, assim como os atletas de praia e neve.

Outra modalidade que puniu os russos foi a Fórmula 1. Nela, a organização cancelou o Grande Prêmio da Rússia, que estava marcado para o dia 25 de setembro. Além disso, a Haas abandonou as cores da bandeira russa em seu carro e demitiu o piloto Nikita Mazepin.

Portanto, não é apenas no tênis que os atletas russos vêm sofrendo punições devido a todo o conflito das invasões na Ucrânia. Com isso, atletas acabam perdendo oportunidades e, consequentemente, apostadores perdem opções de apostas em nomes como Daniil Medvedev em Wimbledon.


Deixe seu comentário