Pioneiro: João Medeiros comemora 83 anos e relembra o processo de crescimento de Teixeira
Na manhã desta terça-feira, 10 de agosto, a empresária Maria D’ajuda Baldrae, da DJ Bicicletas, juntamente com um grupo de ciclistas, preparou uma homenagem mais que especial para um dos pioneiros de Teixeira de Freitas, João Teixeira Medeiros, pelo seu aniversário de 83 anos.
O grupo pegou a estrada de bicicleta, às 6 horas da manhã, em destino à fazenda de João para realizar a surpresa. A propriedade fica situada próximo ao distrito de Duque de Caxias, em frente a antiga rota da BA 290, estrada escolhida por diversos grupos de pedal da região, pela sua tranquilidade e beleza natural. Foi justamente devido a essa rota atrativa que se iniciou a amizade entre D’ajuda e João.
“Conhecemos D’ajuda há pouco tempo. Ela chegou aqui com o pessoal, toda alegre e já conquistou todo mundo. Passa por aqui, toma café com a gente, foi amizade na hora”, conta o aniversariante.
“Joãozinho”, como é chamado pelos mais íntimos, reside na região desde a época em que Teixeira era um povoado, e participou ativamente, junto com sua família, de todo o processo de desenvolvimento do município.
Em conversa com o SulBahiaNews, João relatou sua experiência de 12 anos como presidente do Sindicato Rural de Alcobaça, que teve sua sede transferida para Teixeira de Freitas, em seu pleno processo de expansão. Com a emancipação do município, a sede voltou a se estabelecer em Alcobaça, o que incentivou “Joãozinho” a renunciar ao cargo.
Durante a atuação no sindicato, o pioneiro fez parte da alta sociedade da região, e buscando trazer melhorias para o município, participou de diversas reuniões em Brasília, junto com lideranças como Ulisses Guimarães, Antônio Carlos Magalhães, dentre outros políticos influentes da época.
Com uma memória invejável, João recorda os principais acontecimentos que culminaram na emancipação da cidade, também relembra que seu tio, Manoel Elclides Medeiros, na época prefeito de Alcobaça, foi quem nomeou o então povoado em homenagem ao criador do IBGE, passando a se chamar Teixeira de Freitas.
“Teixeira cresceu tão rápido que nem chegou a se tornar distrito, de povoado mesmo já passou a ser cidade. Na época, do Bradesco pra lá era parte de Caravelas, e pra cá era de Alcobaça, foi uma luta pra juntar tudo”, relembra.
Durante a conversa também falou sobre personagens ilustres da nossa história, falou sobre a “Girafão”, primeira loja da cidade, sobre Maria Bernarda, a primeira professora, a localização da primeira feira livre e do primeiro hospital de Teixeira, e da tradicional vaquejada que ocorria onde atualmente fica localizado o bairro Estância Biquíni e atraía vaqueiros de toda a região. Após o longo bate-papo, Joãozinho agradeceu pela homenagem.
“Muito obrigada por virem aqui prestigiar meus 83 anos, vamos deixar combinada a cobertura do aniversário de 120?”, brincou Joãozinho.
Oportunidades de emprego:
Fatos Históricos
Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.
Veja mais textos