Conheça

Britos, Pintos e alianças: quem foram as duas mulheres que se tornaram vice-prefeitas em Teixeira

30/03/2021 - 14h29Por: SulbahiaNews

Fatos Históricos – A ausência da representatividade feminina na nova composição da Câmara Municipal de Teixeira de Freitas levantou uma discussão no início de 2021 sobre o importante papel da mulher na política local.

Nos últimos oito anos, o legislativo de Teixeira teve pelo menos uma mulher eleita. A classe foi representada por Erlita Freitas (PT) e Onedi (PSB) entre 2012 e 2016 e Erlita Freitas entre 2016 e 2020.

No entanto, outras mulheres já passaram pela Câmara Municipal e duas delas chegaram ao cargo máximo do Legislativo, sendo eleitas presidentes, a Maria Nina Ribeiro Brito, com mandato entre 1993 e 1994 e Marta Helena Leal que presidiu a Casa de 2009 a 2010.

Executivo Municipal

A trajetória política feminina de sucesso no Legislativo, chegando ao cargo máximo não é uma realidade no poder Executivo municipal teixeirense. A ex-presidente da Câmara, Maria Nina, foi a mulher que mais longe chegou na política local, três anos após deixar a presidência do Legislativo, ela foi eleita vice-prefeita de Teixeira para o mandato entre 1997/2000.

Maria Nina Ribeiro Brito, é ex-esposa de Wilson Alves de Brito (irmão de Timóteo Brito) e chegou a vice-liderança de Teixeira após uma aliança entre a família Brito e o prefeito Dr. Wagner Mendonça.

Vice-prefeito de Timóteo Brito entre 1993 e 1996, Dr. Wagner Mendonça iniciou sua campanha à prefeitura de forma isolada, mas ganhou apoio de Timóteo durante o processo eleitoral, sendo eleito no pleito municipal tendo como vice a Maria Nina.

Foi também em uma gestão do Dr. Wagner Mendonça que outra mulher chegou ao cargo de vice-prefeita em Teixeira. Durante sua primeira gestão, Dr. Wagner rompeu a aliança com os Britos e se aliou a família Pinto.

Na época do racha, Uldurico Pinto, que já havia sido deputado federal por duas vezes (1987/1991 e 1991/1995), teria apoiado Dr. Wagner através de suas influências nas esferas estadual e federal.

Na nova conjuntura, Dr. Wagner voltou a disputar a prefeitura sendo eleito para o mandato de (2001/2004) tendo como vice, Concita Figueiredo Pinto, filha do ex-prefeito (1989/1992), Francistônio Pinto.

Mais tarde, Teixeira elegeria como prefeito, o  Padre Apparecido Staut, que também iniciou sua trajetória política no governo Wagner atuando como secretário municipal de Ação Social nos anos de 1998 e 1999, mas isso é assunto para outra edição dos Fatos Históricos  do Sulbahianews.


Deixe seu comentário
Coluna
Fatos Históricos

Domingos Cajueiro Correia, de 65 anos, é o primeiro policial rodoviário a se formar no município. Ele faz parte de uma família que leva consigo a história de Teixeira de Freitas, desde quando era um pequeno povoado até a sua criação, e que contribuiu para o desenvolvimento do município. Hoje, além de atuar nas rodovias, ele dedica seu tempo para contar relatos narrados por seus familiares. Aproveitem este espaço que vai mostrar curiosidades que muitos teixeirenses desconhecem.

Veja mais textos