Especial mulher: quem é a eletricista teixeirense que venceu o preconceito para se consolidar no mercado
Nesse mês de março, mês das mulheres, o SulBahiaNews conta a história de teixeirenses que se destacam pelo profissionalismo, exercendo funções comumente ligadas ao sexo masculino, como é o caso de Josivânia Mendes, de 42 anos, que atua como eletricista há 14 anos no munícipio e é reconhecida como uma das melhores do ramo.
Irmã do jornalista Jotta Mendes e integrante de uma família de 14 irmãos, a teixeirense começou a trabalhar muito jovem, fazendo frete na feira para ajudar nas despesas da casa. Desempregada, após um longo tratamento de um nódulo no seio, e com dois filhos pequenos, seu irmão, também eletricista, fraturou a perna e necessitava de uma pessoa para ajudá-lo, foi quando Vânia decidiu aprender a profissão.
Com pouco tempo como autônoma, a eletricista foi contratada na construtora Abrolhos, atuando em reformas de escolas e empreendimentos da prefeitura, na gestão do ex-prefeito Padre Aparecido e desde então, nunca mais deixou de trabalhar.
Apesar da competência, a eletricista relata as dificuldades que mulheres, que atuam em profissões majoritariamente masculinas, passam diariamente, e a principal delas é o machismo.
Para o SulBahiaNews, Vânia narrou a situação mais triste de sua carreira, quando prestou serviço na Câmara de Vereadores de Teixeira de Freitas e um colega de trabalho afirmou que a profissional “não era mulher” por estar trabalhando em uma profissão de homem. Ele então tirou a camisa e pediu que ela provasse que era mulher.
“Eu acho um preconceito muito grande achar que a mulher é lésbica só por ela ser eletricista, pedreira ou pintora. Cada um faz o que gosta e eu amo a minha profissão”, afirma.
Com uma coleção de conquistas na vida pessoal, Vânia relata que, atualmente, seu principal objetivo é montar uma equipe formada apenas por mulheres para trabalharem em Teixeira de Freitas, ainda no ano de 2022.
Para contratar a profissional ou fazer parte da equipe, entre em contato com o número (73) 99978-5806.