Retrospecto: manobra proibida que tirou a vida do entregador de lanches já provocou outros acidentes em frente ao CasaGrande
O acidente que tirou a vida do motoboy, Vandeilson de Oliveira Botelho, na noite da última sexta-feira, 19 de fevereiro, reacendeu uma discussão sobre a incidência de infrações cometidas por motoristas ao realizarem a conversão proibida, no trecho da Avenida Getúlio Vargas, em frente ao CasaGrande, em Teixeira de Freitas.
A famosa ‘roubadinha’ para retornar sentido ao Centro, é comumente realizada naquele trecho que tem poucos metros à frente, um cruzamento da Getúlio Vargas com a Avenida Brasil, com sinalização eletrônica (semáforos), que permitem uma conversão segura, tanto sentido ao Recanto do Lago quanto em direção ao Centro.
A manobra para o atalho perigoso, tirou a vida do entregador de lanches na última sexta-feira, e já provocou outros inúmeros acidentes. De acordo com pessoas que trabalham próximo ao trecho, é bastante comum ver no local, motoristas e motociclistas realizando a ‘roubadinha’.
Retrospecto
Em julho de 2014, por exemplo, duas pessoas ficaram gravemente feridas no mesmo local. Um motociclista fazia a manobra proibida e acabou atingindo um outro condutor de uma moto que seguia sentido ao Centro. Os dois foram socorridos pelo Samu com lesões na cabeça e fraturas expostas.
Já em dezembro de 2015, uma van de uma empresa particular tentou realizar a manobra não permitida e atingiu uma motocicleta que ficou presa embaixo do veículo.
Neste mesmo trecho, também em dezembro de 2015, um carro de passeio ao realizar a conversão proibida, atingiu uma mulher que estava em um bar do outro lado da avenida. O motorista perdeu o controle da direção e caiu em uma abertura de acesso ao estabelecimento, ficando pendurado até a chegada do guincho.
Em maio de 2017, um motorista que apresentava sinais de embriaguez tentou realizar a mesma manobra e atingiu um mototaxista que foi arremessado com a violência da colisão. Populares revoltados acabaram apedrejando o veículo e em seguida o incendiaram.
Neste sábado, a equipe do Sulbahianews, que fazia a cobertura da manifestação dos motoboys, retornava para a Redação, quando um motociclista que não fazia parte do ato, já com a pista liberada, fez a roubadinha sentido ao Centro. Por sorte, ninguém se feriu.