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E-Sports cresce e conquista cada vez mais o grande público

12/02/2021 - 14h30Por: SulbahiaNews

Os e-Sports amadureceram muito desde suas raízes humildes. De simples jogos de arcade jogados por universitários até o complexo ecossistema digital que é hoje, essa modalidade de entretenimento tem crescido de forma expressiva e conquistado cada vez mais o grande público.

Crescimento dos e-Sports

A internet permite o desenvolvimento de negócios milionários, como o do jovem Breno Teixeira que já faturou mais de oito milhões, assim como o lançamento de novos cursos de mídias digitais. Sendo assim, nos e-Sports, que estão diretamente ligados a essa tecnologia para a realização de competições, o cenário não poderia ser diferente.

De acordo com um relatório divulgado pela consultoria especializada Newzoo, uma das principais empresas responsáveis pelo acompanhamento do setor, nos últimos três anos houve um aumento significativo de espectadores de e-Sports.

Esse crescimento fez com que o número de fãs do e-Sport aumentasse tanto entre os espectadores ocasionais quanto os entusiastas, que assistem partidas e competições regularmente.

Entre 2018 e 2019, houve um aumento de 12,3%. O que fez com que que já em 2019, houvesse 245 milhões de espectadores casuais e 198 milhões de entusiastas, perfazendo um público global total de 443 milhões.

Em 2020, a taxa de crescimento ano a ano caiu levemente para 11,7%. Isso significou uma queda de apenas 0,6% que ainda manteve a taxa de crescimento anual acima de 10%, ou seja, outro aumento considerável.

Sendo assim, em 2020 havia 272 milhões de espectadores ocasionais e 223 milhões de entusiastas. Números que fazem com que o tamanho total do público tenha crescido para 496 milhões – quase meio bilhão de seguidores de esportes eletrônicos.

Até 2023 a Newzoo considera que a taxa de crescimento anual continuará ligeiramente acima de 10% e seja de aproximadamente 10,4%.

Isso representaria um crescimento no número de espectadores ocasionais para 351 milhões e de entusiastas para 295 milhões, o que fará com que o público ultrapasse de forma significativa a barreira do meio bilhão e conte com mais de 646 milhões de fãs.

Esportes eletrônicos vão muito além dos eventos esportivos

Conforme os videogames competitivos continuam a se integrar à cultura popular, cada vez mais investidores globais, marcas, meios de comunicação e consumidores estão prestando atenção e descobrindo os e-Sports e como essas modalidades esportivas funcionam.

Em uma entrevista com a revista norte-americana Insider Intelligencer, o investidor Rick Yang, sócio do fundo de investimentos NEA, afirmou que os esportes esportivos são o principal meio de “mainstreaming” dos jogos, ou seja, que é essencial pensar na oportunidade dos esportes eletrônicos se integrarem a cultura pop e irem muito além de simples eventos esportivos – incluindo aí desde jogos, mídia e comércio.

De acordo com a Newzoo, o segmento de e-Sports deve faturar mais de 1,8 bilhão de dólares até 2022. Assim como ocorre nos esportes tradicionais, esse faturamento está atrelado a diversos segmentos que vão de direitos de mídia, vendas de ingressos para eventos, patrocínio, mercadorias e compras relacionadas a jogos populares.

Outra área em que essas modalidades estão começando a se destacar é a de apostas e cada vez mais os fãs de e-Sports contam com sites de apostas em e-Sports como Betway para apostar nos seus jogadores e equipes favoritas.

De acordo com o site especializado Wholesale Investor, o setor de apostas cresceu junto com a proliferação do próprio e-Sport e em 2020 foi responsável por movimentar mais de 17,2 bilhões de dólares.

O fato desse número de apostar ser maior que o mercado em si não surpreende quando se leva em conta a quantidade massiva de fãs ocasionais e entusiastas que apostam no resultado dos seus jogos e equipes favoritos.

Na verdade, os números de espectadores já ultrapassam o de modalidades tradicionais. Por exemplo, a final masculina de Wimbledon de 2019 teve um pico de cerca de 9 milhões de espectadores, já o Campeonato Mundial de League of Legends contou com um pico de mais de 44 milhões – quase cinco vezes o número de fãs.

E-Sports contam com futuro promissor em todo o planeta

O crescimento dos e-Sports está ligado de forma intrínseca ao componente social de streaming ao vivo dos jogos, que permite que uma audiência global acompanhe as partidas a qualquer momento.

Plataformas de streaming com seções específicas voltadas para videogames, como Twitch e YouTube Gaming, oferecem aos fãs uma conexão direta com os jogadores e equipes, enquanto as redes sociais mais populares permitiram que essas conexões florescessem.

Tudo isso faz com que o público dos e-Sports esteja espalhado por todos os cantos do planeta e permite que essas modalidades esportivas contem com um futuro cada vez mais promissor.

Segundo a PwC, no momento a Ásia, a América do Norte e a Europa são os três principais mercados de e-Sports em termos de audiência e receita, mas outras regiões estão crescendo de forma acelerada.

Uma das principais é a América Latina, que ultrapassou 18 milhões de dólares em receitas em 2020 e deve mais do que dobrar esse valor ao atingir impressionantes 42 milhões em 2023. Inclusive, um dos destaques da região é o Brasil, considerado o terceiro maior mercado do mundo e país onde o mercado de profissões tecnológicas recentemente apenas cresceu.

Além da globalização cada vez mais intensa, outros fatores devem impulsionar ainda mais o crescimento do setor ao redor do mundo.

Um dos principais é o investimento massivo no desenvolvimento e popularização de jogos esportivos para dispositivos móveis, o que reduzirá ainda mais as barreiras de entrada e permitirá que ainda mais jogadores e fãs sejam capazes de acompanhar esse fenômeno mundial.

Em 2020 o segmento de jogos móveis já representava mais de 45% do mercado global de jogos e essa porcentagem deve crescer ainda mais em 2021 com novos lançamentos esperados pelos fãs.

Inclusive, essa popularidade já está se espalhando para alguns espaços competitivos e gigantes comerciais como a China, que conta com empresas como a BBK que vende mais aparelhos que a Apple, apresentam um cenário próspero de esportes eletrônicos móveis que deve elevar os valores globais de forma significativa nos próximos anos.

Somando a isso o fato de que cada vez mais emissoras tradicionais tem investido em programas, apresentadores e espaços dedicados para e-Sports, o futuro dos esportes eletrônicos não poderia ser mais promissor.


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