Confira

Nova Viçosa, belezas naturais e a maior biodiversidade marinha do hemisfério Sul

13/08/2020 - 11h24Por: Canal de Athylla Borborema

Nova Viçosa é uma das cidades com uma das belezas naturais mais encantadoras do hemisfério Sul e proporciona o verão de sedutoras praias sobre a restinga, manguezais e mata nativa.

A povoação de Nova Viçosa tem cerca de 250 anos, sua fundação se dá por força de carta Régia de 3 de março de 1775 e era habitado inicialmente por índios aimorés e colonos do Vale do Mucuri, mas, a sua independência política e administrativa só aconteceu em 27 de julho de 1962.

Além da sua história, diversão cultural, programação religiosa, e passeios ecológicos pelas estradas marítimas do rio Peruípe, belíssima praias e roteiros turísticos encantadores, há cinco motivos para visitar a cidade:

Apreciar e saber quanto é importante e viver em meio a natureza, conhecendo as arquiteturas poéticas do artista plástico Frans Krajcberg; conhecer a mais extensa malha de estrada marítima do Brasil e o melhor e mais bonito manguezal do mundo; se encantar do arqueólogo de coroa vermelha, há 22 km da orla de Nova Viçosa, que trata-se do maior observatório natural de vida marinha do hemisfério sul; visitar o arquipélago de Abrolhos, conhecido por abrigar a maior quantidade de vida marinha de todo oceano atlântico sul; e ver as baleias jubartes que apresentam acrobacias deslumbrantes ao viajantes.

Nova Viçosa é o quinto mais populoso entre os 21 municípios do Extremo Sul Bahia, com cerca de 50 mil habitantes, e possui seis povoamentos. Os seus rios, Marobá, Peruípe, Pau Alto, desaguam no oceano formando um deslumbrante conjunto de estradas marítimas em meio as manguezais.

Um dos espaços mais valorosos do Brasil são os manguezais de Nova Viçosa, que atraiu para a cidade, o mais famoso e reconhecido escultor do planeta, que residia em seu sítio natural na cidade desde 1972, e produzia suas obras de madeira a partir das raízes mortas das árvores. Ele morreu em 2017, deixando na cidade o seu museu com resultado de tudo que produziu como mais fascinante poeta da madeira que o mundo conheceu.

A cidade possui um dos mais movimentados portos pesqueiros do extremo Sul da Bahia, tendo o mercado de peixe como um dos principais atrativos de Nova Viçosa.

Na orla da praia, o turista encontra sombreadas barracas na praia, que oferecem peixes e frutos do mar com temperos e iguarias tradicionais da cidade.

A cidade é bem receptiva e traz muita alegria, musicalidade local, além de incríveis locais para visitar, com excelentes acomodações. Tudo isso faz com que Nova Viçosa seja um berço cultural e uma das cidades mais visitadas da região.

Galeria de fotos

ver todas (11)

Deixe seu comentário