Homenagem

Pioneirismo: Creche Modelo recebe nome em homenagem a Isael Freitas

12/08/2020 - 18h51Por: SulbahiaNews/Siara Oliveira

O Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI), a ‘Creche Modelo’, foi inaugurada na tarde desta quarta-feira, 12 de agosto, no João Mendonça em Teixeira de Freitas. O equipamento que chega para beneficiar a comunidade, foi batizado com o nome de Isael de Freitas Correia, pioneiro e um dos fundadores da cidade.

A homenagem foi feita em agradecimento à sua participação na história de Teixeira, tendo um papel importante na construção do bairro.

Segundo o seu filho, Domingos Cajueiro Correia, primeiro policial rodoviário federal da cidade que também participou do cerimonial, Isael viajava para outras cidades e sonhava que um dia, Teixeira seria o berço da civilização, tendo educação de qualidade para toda a população; “ele via grandiosidades em outras cidades e sonhava com isso para cá, e esse dia chegou, ele não está aqui para ver, mas tenho certeza que ele ficaria muito feliz e grato pela homenagem”.

Em 1964, Isael vendeu uma terra de três alqueires para o senhor Anelito Cardoso, líder político em Teixeira na década de 60, e esta por sua vez, teve uma planta elaborada e enviada para Salvador, de onde, o governador da Bahia, na época o doutor Lomanto júnior, não aceitou e achou a área pequena, esta planta retornou para a cidade e Isael se uniu com os seus irmãos e vendeu uma área maior. Esta área originou os bairros Caminho do Mar I e II, Castelinho, Monte Castelo, São José, Ipiranga, Mirante do Rio e outros vizinhos.

“Meu pai estava inspirado e pensava na saúde, na educação e na segurança de Teixeira de Freitas. Quando chegou de uma de suas viagens no ano de 1970, ele ajudou a construir o colégio Rômulo Galvão, devido à dificuldade que nós jovens tínhamos aqui para estudar. Precisávamos sair para Nanuque, Medeiros Neto e principalmente Caravelas, e meu pai chegou, ajudou a fazer o colégio, e eu tive a honra de ser o primeiro formando em contabilidade, em dezembro de 1976, no qual o senhor Timóteo Brito, foi o paraninfo da nossa turma que teve a formatura realizada no Jacarandá Country Clube”, lembrou Cajueiro.

O policial conta orgulhoso, que seu pai plantou uma pequena semente em Teixeira, e hoje, a população colhe frutos de uma grande cidade, conhecida como a capital do Extremo Sul baiano.


Deixe seu comentário