Curiosidade: qual o significado dos nomes das cidades da região?
Alguma vez você já viu alguém se referir ao idioma falado no Brasil como sendo “brasileiro”? Como é de se esperar, não demora muito para aparecer alguém para corrigi-lo, informando-o que no Brasil o idioma falado é o português.
Contudo, há quem discorde, e não me refiro as pessoas iletradas, mas estudiosos no assunto, como o linguista Nicolau Leite, professor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) que questionou certa vez: “Como nossa língua pode ser portuguesa se ela é formada por 30 mil vocábulos indígenas e mais de 3 mil palavras trazidas pelos escravos africanos?”.
Por este motivo que o professor da PUC-SP é da opinião de que o idioma falado no Brasil é o “brasileiro”. De fato, em especial a língua indígena encontra-se profundamente enraizada em nosso idioma, como podemos perceber nos nomes das cidades daqui da região.
A partir daí, surge a seguinte pergunta: qual o significado dos nomes indígenas dos municípios? Sua maioria diz respeito aos aspectos da natureza em que determinado espaço geográfico é nomeado, conforme podemos perceber na pequena lista abaixo:
Itanhém
O nome da cidade vem do tupi-guarani que significa “bacia de pedras”.
Itamaraju
Segundo o vocábulo tupi, Itamaraju pode ser traduzido como “rio das pedras”.
Itapebi
A cidade de Itapebi, por sua vez, é um termo tupi para “água da pedra achatada”.
Guaratinga
Nome de origem indígena que significa “garça clara”.
Mucuri
A cidade tem seu nome derivado da língua tupi que tem como significado “rio dos gambás”.
Itacaré
Este é o caso mais emblemático, não se sabe ao certo o significado de “Itacaré”, alguns estudiosos dizem que significa “pedra redonda”, outros, por outro lado, afirmam significar “pedra bonita”. Contudo, foi realizada uma pesquisa junto à Biblioteca Central da Universidade Federal da Bahia em que chegou à conclusão de que o nome do município pode ser algo como “Rio de ruído diferente”