de freitas
A verdade sobre a famosa ‘Rua do Brega’ em Teixeira – Fatos históricos VII
A rua Mauá, também conhecida como ‘a Rua do Brega’, localizada na região central de Teixeira de Freitas, é uma das mais antigas da cidade, mas nem sempre a via teve esse nome.
A rua Mauá surgiu na década de 50, quando foi iniciada a exploração de madeira pela empresa de Euleuzibio Cunha, empreendimento que financiou a abertura da estrada que ligava o local a Barcelona, distrito de Caravelas, e Santa Luzia, em Nova Viçosa.
Na época, com a abertura da estrada dando acesso ainda a Água Fria, hoje conhecida como Medeiros Neto, comerciantes de diversos locais chegavam montados a cavalos, procuravam um local para se hospedar e se divertir durante sua estadia no povoado, foi quando uma mulher criou o ‘Café das Flores’, na rua Afonso Pena, hoje intitulada rua Mauá.
O ‘Café das Flores’, na verdade, era um bar que atendia os clientes que queriam beber e se divertir com as ‘florzinhas’, como eram chamadas as garotas de programa. Naquela época, não tinham muitas mulheres para esse tipo de serviço, então, uma ou duas atendiam os homens.
A rua era praticamente fechada para as ‘noitadas’ dos forasteiros que periodicamente visitavam a cidade.
O ‘Café das Flores’ durou até os meados de 1975, quando começou a surgir os primeiros pontos comerciais. Por volta de 1980, toda aquela região passou a ser uma área residencial, restando apenas uma casa, onde até os dias atuais funciona como bar ao lado de outros pontos comerciais.