5 novelas que tiveram cenas gravadas na região
Flor do caribe (2013)
A abertura de Flor do Caribe encheu os olhos de quem assistiu. Com muitas cores, sol e praia, além da bela canção “Em Paz”, interpretada por Maria Gadú, a novela teve as imagens gravadas nas cidades de Prado e Cumuruxatiba, no litoral Sul da Bahia. Contou com as atuações de Henri Castelli, Grazi Massafera, Igor Rickli, Sérgio Mamberti, Duda Mamberti, Suzana Pires, Cláudia Netto e Cacá Amaral.
Renascer (1993)
A saga de José Inocêncio (Leonardo Vieira, na primeira fase e Antunes Fagundes, na segunda), fazendeiro em Ilhéus, chega a região e finca o facão aos pés do Jequitibá. Apaixona-se por Maria Santa (Patrícia França), após vê-la em uma festa do boi-bumbá. Tem quatro filhos e um último deles, João Pedro (Marcos Palmeira), tem em seu nascimento a morte da sua mãe, por complicações durante o parto. O que faz o Coronel cultivar um ódio mortal pelo filho.
A novela se passa na velha Ilhéus, nos períodos áureos do cacau. A trama traduz os conflitos da época, a disputa pelas terras entre os coronéis, o cultivo e preparo do cacau, a cultura e outras peculiaridades da Ilhéus cacaueira.
https://www.youtube.com/watch?v=8UCwNnwaZP8
Porto do Milagres (2001)
Gravada em Canavieiras onde existe, na Mata Atlântica, a espécie Buchenavia hoehneana, que corre o risco de extinção. Livre adaptação de Mar Morto e A Descoberta da América Pelos Turcos, do escritor Jorge Amado. O melhor acesso é via Ilhéus, pela BA 001. A região conta com praias paradisíacas.
Porto dos Milagres se sustenta em uma trama política que contrapõe o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cássia Kiss).
Gabriela (1975)
Uma das novelas mais famosas gravadas na Bahia tem Ilhéus, mais uma vez, como cenário principal. A trama é adaptada do livro de Jorge Amado, Gabriela, Cravo e Canela e retratava a vida de Gabriela, simples moça do sertão baiano que fora para Ilhéus para fugir da seca nordestina. Moça sofrida, porém muito alegre, seduzia os homens; a novela mostrava o amor de Gabriela (Sônia Braga) com um estrangeiro que não aceitava seu comportamento, ora ingênuo, ora loucamente sensual. Alguns cenários como o Bataclan e o bar Versúvio existem no romance e na vida real de Ilhéus.
Paraíso tropical (2007)
Com cenas gravadas em Itacaré, Ilhéus, Porto Seguro e Trancoso, além de Porto de Galinhas, em Pernambuco, a telenovela é a quarta colaboração entre o ator Fábio Assunção e o roteirista Gilberto Braga e apresenta a atriz Alessandra Negrini, pela primeira vez, como protagonista de uma telenovela do horário nobre.